5/9/2019 Dicas de segurança


A IMPORTÂNCIA DE LER OS RÓTULOS DAS EMBALAGENS
 
 
Você tem o hábito de ler os rótulos das embalagens de produtos químicos? Quase certamente, não! Pois é, você não sabe o que está perdendo. Há uma riqueza de informações úteis que passam por suas mãos diariamente, mas que não chegam a seus olhos nem a seu cérebro e, portanto, não se transformam em conhecimento.
 
Em princípio, todos produtos de empresas sérias devem conter a descrição de sua composição e instruções de uso detalhadas, que constituem informação importantíssima sem a qual produto algum deveria ser utilizado. Em segundo lugar, encare uma realidade: todo produto químico é perigoso por natureza. Você precisa saber como manuseá-lo corretamente, os cuidados que deve ter com seu transporte e armazenamento seguros, informações que o rótulo contém. E se algum acidente ocorrer? É no rótulo do produto que você vai encontrar as instruções do que fazer em caso de emergência (em casos de intoxicação o médico precisa saber o tipo de produto que a causou).E não é só isso. No rótulo estão também informações sobre a data de validade do produto, seu número de lote e data de fabricação, bem como os dados do fabricante, telefones e endereços para contato.
 
Nos casos de produtos químicos com ação microbicida ou microbiostática, a lei exige que o rótulo contenha o número do registro no Ministério da Saúde bem como o nome do químico responsável pelo produto e seu número de registro no Conselho Regional de Química (CRQ).
 
Diversos acidentes poderiam ter sido evitados pela leitura atenta das precauções contidas nas embalagens. Aliás, por lei, os produtos químicos para piscinas devem conter na frente do rótulo a advertência: “ANTES DE USAR LEIA AS INSTRUÇÕES DE USO DO RÓTULO”. Os fabricantes fazem sua parte, de acordo com a lei, mas de que adiantará isto se os usuários não lerem os rótulos?
 
Resumindo, lembre-se de que lidar com produtos químicos requer responsabilidade e atenção redobrada. Você o utiliza para uma finalidade, seu uso inadequado pode ocasionar acidentes graves, com sérios danos pessoais e materiais ao usuário e a terceiros. Lendo e avaliando minuciosamente os rótulos, o consumidor terá a certeza de que não está comprando “gato por lebre” ou mesmo arriscando sua sorte.
 
Finalizando, enxágue sempre com água abundante as embalagens vazias dos produtos químicos (que, por lei, são proibidas de reutilização) antes de descartá-las. Assim você evitará eventuais acidentes com terceiros e também evitará poluir o meio ambiente.
 
Nota: Pela importância que têm as informações do rótulo, é prudente preservá-lo até que o produto acabe.
 
 
fonte: Revista Pool-life | Edição 57

 

Veja também:


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br