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BLOG 25/6/2025


Matricule-se na autoescola para aprender a nadar
autor: Marcelo Barros de Vasconcellos
 
 
O instrutor de autoescola não precisa ver o candidato à habilitação de motorista dirigindo por 25km para diagnosticar se ele sabe dirigir e está apto a dirigir sozinho. Ademais, mesmo que uma pessoa consiga guiar o carro por 25km em uma estrada reta, ele não pode ser considerado como bom motorista, habilitado a conduzir o carro.
 
Para que esse aluno, candidato à habilitação de motorista, seja apto a dirigir sozinho, ele precisa saber conduzir o carro na ladeira, no engarrafamento, no estacionamento, na rotatória, com farol alto no rosto, no túnel, à noite, na chuva (conteúdos procedimentais). Além disso, ele precisa ter consciência para, no momento certo, trocar marchas, usar as luzes (farol, lanterna, seta), retrovisor, para-brisas, desembaçador, dar a preferência, agir com direção defensiva, interpretar as placas, ajustar o banco, correlacionar os botões no painel com sua funcionalidade etc. (conteúdos atitudinais e conceituais). Conteúdos teóricos e práticos seguem juntos para terem uma funcionalidade diante da aplicação no ato de dirigir o carro.
 
Na natação não é diferente! Nadar é muito mais do que se deslocar de crawl de uma borda para outra. Assim como na autoescola, existem conteúdos práticos e teóricos (procedimentais, atitudinais e conceituais) que, além de serem ensinados/aprendidos, devem ser verificados se o aluno consegue realizar de forma correta.
 
Na Europa, a natação é tão importante que faz parte do currículo do ensino fundamental na Suécia e toda criança precisa passar em um teste de natação como requisito para ser aprovada no curso de saúde e Educação Física1.
 
Escolas de natação, para quem quer aprender a nadar, fazem uma função semelhante à necessidade da autoescola para quem quer aprender a dirigir. A mudança mais significativa ocorrida em escolas de natação foi a implementação no currículo das aulas “práticas de natação”, o ensino de não apenas conteúdos procedimentais (movimentos de habilidades de nado), mas também o ensino de conteúdos conceituais e atitudinais2.
 
Um professor de natação atento e experiente não precisa pedir para o aluno atravessar a piscina nadando por 25 metros para identificar se o indivíduo está adaptado ao meio líquido e se está apto a usufruir sozinho e livremente do ambiente aquático. Primeiro, o aluno necessita aprender a reconhecer como o corpo funciona na água, cada “peça” do corpo está interligada para não afogar a bateria/coração e deixar o carro/corpo morrer, de tal forma que o desempenho de cada função para deslocamento na água possa ocorrer de forma consciente e em harmonia.
 
Mesmo que a pessoa consiga atravessar a piscina, se deslocando, sem colocar os pés no chão, por 25m, não significa que ela tenha habilidades aquáticas (conteúdo procedimental), saiba o significado de uma placa/bandeira (conteúdo conceitual), tenha consciência e comportamento para não se colocar em perigo (conteúdo atitudinal), consiga raciocinar rápido, e sobretudo que ela saiba tomar decisões adequadas diante de adversidades aquáticas que ela venha a vivenciar, tais como cair na parte funda. De fato, a natação oferece muitos benefícios potenciais, no entanto, os indivíduos que não sabem nadar correm o risco de se afogar3.
 
Para a análise da técnica na natação, assim como em outras modalidades, deve-se optar pela divisão do nado a ser ensinado em partes menores, em seus fundamentos4. Assim, o professor pode verificar não apenas se o aluno já “sabe nadar” até determinada distância, mas se ele consegue executar partes fundamentais do nado, por exemplo, se o aluno já domina a respiração aquática (bloquear e soltar o ar pela boca/nariz) nas suas diferentes formas e velocidades, consegue flutuar sem equipamentos, sabe realizar palmateios de sustentação5.
 
Saber nadar para o aluno ou para um pai é diferente do conceito de saber nadar para um professor de natação que ensina na autoescola. Saber nadar não é sinônimo de realizar o estilo crawl por uma distância de x metros. Precede o ato de nadar, o treinamento dos componentes das habilidades aquáticas que melhoram a aquacidade (nível de adaptação do indivíduo ao meio aquático) do aluno. Por trás da subjetividade do “eu sei nadar” existem testes que podem verificar o “verdadeiro” “saber nadar” de cada aluno6.
 
Não se preocupe com os quatro estilos de nado (crawl, costas, peito e borboleta), com quantos metros vai nadar, em qual velocidade. O importante é curtir o deslocamento, deslizar na água, entrar em sintonia com o ambiente para que seja uma atividade prazerosa.
 
Quer aprender a nadar com segurança? Invista em aulas de natação em uma escola próxima da sua residência. Aprenda a nadar fazendo aulas regulares, com calma, para que o seu “instrutor” possa ficar tranquilo que você vai “pilotar” o seu corpo com segurança na água. Nadar é vida, quando o nadador conduz o corpo conscientemente. “Se for nadar ou dirigir, não beba.”
 
 
Referências:
 
  1. Lõhmus M, Osooli M, Pilgaard FIH, Östergren PO, Olin A, Kling S, Albin M, Björk J. What makes children learn how to swim? – health, lifestyle and environmental factors associated with swimming ability among children in the city of Malmö, Sweden. BMC Pediatr. 2022 Jan 10;22(1):32.
  2. Vasconcellos, M.B., Macedo, F.C. (2021). Prevenção do afogamento com uso de conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual. Latin American Journal of Development, Curitiba. 3(6): 3741- 54.
  3. Wilson S, Miller AM, Casson D, Ramos WD. Finding your lane: experiences and beyond for adults learning to swim. BMC Public Health. 2023 Dec 7;23(1):2444.
  4. Detanico D, Heidorn SI, Schutz GR, Santos SG. Aspectos cinemáticos e neuromusculares relacionados com o desempenho da saída do bloco na natação. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo. 2011.5(4):559-66.
  5. Vasconcellos, Marcelo Barros. Controle respiratório na natação. Revista Empresário Fitness & Health. Edição 143. Novembro. 2024. https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/controle-respiratorio-na-natacao/.
  6. Vasconcellos, Marcelo Barros. Natação monitorada. Testes desde aquacidade até o nível avançado. Rio de Janeiro: Paco, 2019.
 
Fonte: https://revistaempresariofitness.com.br/
Link do artigo: https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/matricule-se-na-autoescola-para-aprender-a-nadar/
 

 

Sobre o autor

 
 Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Atividades Aquáticas, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor pelo Centro de Ciências da Saúde, autor dos livros Natação Monitorada e Hidroginástica + Segura, Benéfica e Variada.


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