• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

BLOG 22/7/2024


Um jovem com carreira consolidada
Aos 27 anos, o tratador de piscinas Yuri Henrique Coelho Guedes tem uma lista de clientes fiéis
 
 
Em um mercado competitivo como o de tratamento de piscinas, não é comum encontrar tratadores muito jovens e já experientes e com uma carreira consolidada. No entanto, Yuri Henrique Coelho Guedes contradiz essa lógica. Ao iniciar na profissão com apenas 16 anos de idade, o piscineiro já conseguiu construir um portfólio de clientes em quantidade suficiente para garantir o conforto da família. E, o melhor de tudo, é que todos os 47 clientes fixos atuais foram conquistados por indicação – alguns são os primeiros da carreira –, o que reforça ainda mais a credibilidade desse jovem que se orgulha da profissão que escolheu.
 
Até 2023, Yuri Henrique tinha 51 clientes – embora já tenha atendido 60 semanalmente. No entanto, com o nascimento do filho Ryan Henrique, de cinco meses, fez uma redução para ter mais tempo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento do garoto. Além disso, passou a atender clientes apenas nas cidades de Jundiaí e Itatiba, no interior de São Paulo, para ficar mais perto de casa e da família. “O município de Jundiaí tem muitos condomínios de alto padrão e é uma das melhores cidades do Brasil para trabalhar. Estou há mais de 10 anos neste segmento e, por isso, já me considero um jovem sênior”, brinca o piscineiro.
 
Exigente e detalhista, Yuri Henrique conta que já ouviu muita reclamação de proprietários de piscinas quando vai se apresentar ou passar orçamento, devido à atitude pouco profissional de alguns tratadores. Por isso, segue a premissa de só aceitar atender um cliente se realmente tiver certeza de que poderá fazer o trabalho com total dedicação e diferencial. “Muitas vezes, chego a ficar uma hora na casa do cliente, porque considero importante ir além do simples. Por exemplo, desde que comecei, tenho por hábito limpar a piscina e o entorno. E penso que isso deveria ser uma regra, porque a área do deck faz parte da piscina”, argumenta.
 
A carreira de Yuri Henrique não foi planejada, mas, quando surgiu a oportunidade, ele agarrou e o crescimento foi sendo conquistado de forma quase natural. O começo foi bem  difícil, porque era menor de idade e não tinha carro. Por isso, caminhava de um condomínio ao outro carregando os equipamentos em uma mochila, debaixo de sol, chuva e frio. “Eu não tinha pretensão de fazer isso, mas amo o que faço e não trocaria por um trabalho em ar-condicionado, mesmo com todo esse calor. Enxerguei essa oportunidade de crescimento, mesmo diante das adversidades, e minha carreira aconteceu naturalmente”, comemora. 
 
 
CUIDADOS
 
O mesmo nível de exigência que tem com o trabalho, Yuri Henrique mantém com os produtos que indica para os clientes. Por isso, afirma que usa a linha da GENCO desde que começou na área, porque os produtos proporcionam uma água saudável e segura para as piscinas dos clientes. Mais recentemente, passou a usar sua página no Instagram para postar dicas de produtos, fotos das piscinas e alertas de segurança. A dica foi da esposa Flávia, com quem está casado há três anos, que o ajuda a administrar a página. 
 
Segundo o tratador, alguns animais peçonhentos podem entrar na piscina, como aranhas, escorpiões, sapos e até cobras, especialmente no verão, e ficar submersos ou nas paredes, nos ralos e equipamentos da piscina. “Já encontrei uma cobra pequena dentro do skimmer de uma piscina. Foi um grande susto! Neste ano, encontrei uma barata d’água, um animal carnívoro que se alimenta de peixes. Embora não tenha peçonha, a picada é superdolorida”, alerta. Além disso, os proprietários que têm o hábito de usar capa térmica nas piscinas também devem ter muito cuidado, porque alguns animais podem se alojar ali.
 
 
 
BONS EXEMPLOS VÊM DE CASA
 
Desde a infância, Yuri Henrique sempre foi ensinado a trabalhar. Aos sete anos de idade, uma história foi marcante quando pediu um par de chinelos e o pai, Odilon Guedes, o estimulou a juntar latinhas para vender e conseguir o dinheiro. Embora tenha ganhado o chinelo dos pais, o conselho serviu de aprendizado. Assim, como era menor de idade e não conseguia emprego, Yuri Henrique fazia bicos lavando carros e pintando casas. 
 
 
Aos 15 anos, o pai sugeriu que fosse conversar com uma cliente que tinha uma loja no centro de Jundiaí. Conselho aceito e emprego conquistado, o adolescente permaneceu na loja por um ano. “Mas eu não queria trabalhar em loja, resolvi sair e comecei a ajudar o meu pai com jardinagem.
 
Eu ganhava muito menos, mas achei legal essa oportunidade porque convivia com pessoas de nível elevado e com muitos perfis diferentes”, relata. Um ano depois, outra oportunidade o fez migrar para as piscinas. Sem conhecer a profissão, passou a cuidar da piscina em uma chácara onde o pai fazia o jardim. Empolgado por aprender algo diferente, o pai contratou um piscineiro profissional para dar explicações gerais sobre o trabalho ao filho. 
 
Embora tenha tido muitas dúvidas e alguns problemas com o tratamento, Yuri Henrique conheceu um caseiro de outra chácara que tirou suas dúvidas e passou a fazer o serviço certinho. O pai percebeu que estava indo bem e repassou outro cliente. A partir daí, o jovem tratador foi  conquistando clientes por indicação e, quando percebeu, tinha uma carteira consolidada. “Meu pai é muito bom em dar conselhos e me disse para estar atento para além do campo de visão. Também falou que ganhar a confiança de alguém é difícil, mas, para perder, é só piscar um olho. E esse é um dos motivos de eu zelar pelo nome e pelo trabalho que executo. Prezo muito em não errar e quero ensinar isso ao meu filho”, enfatiza. 
 
 
Fonte: Revista Pool-Life ED. 93

 

 


Compartilhe


Publicidade publicidade

Últimas Edições


EDIÇÃO 95
Paisagismo na área da piscina merece atenção


EDIÇÃO 94
Esporte é estímulo positivo no autismo


EDIÇÃO 93
Cuidados permitem uso de piscinas por pets





Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br