19/8/2019 Saúde & Bem-estar


PISCINA SAUDÁVEL – O QUE É MITO E O QUE É FATO?

 

MITO FATO
Ninguém adoece banhando-se numa piscina. Natação é uma atividade alegre e saudável. Entretanto, engolir, respirar ou ter contato com água contaminada de piscinas pode disseminar doenças. 
Água transparente significa água limpa. Microorganismos podem estar presentes mesmo em piscinas que aparentemente estão limpas e com água transparente. O que você cheira, sente e ouve pode ajudá-lo a perceber se está nadando em água saudável.
Quando se sente o cheiro forte de cloro na água e no ambiente é sinal que a piscina está bem tratada. O cheiro forte de cloro não provem do cloro. Ele vem de cloraminas que se formam na água, pela reação do cloro com contaminantes. As cloraminas dificultam a desinfecção da água da piscina. Uma piscina bem tratada, oxidada com frequência, não apresenta cheiro forte de cloro.
Quando os olhos do banhista ficam vermelhos durante e após a natação é sinal que há cloro demais na água.
Olhos vermelhos e coceira na pele são geralmente causados por pH impróprio ou altos níveis de cloraminas.
 
Surpreendentemente, a piscina pode estar precisando de mais cloro (ou oxidante) para livrá-la das cloraminas e desinfetar a água.
O banhista só precisa tomar banho antes de entrar na piscina, se não tiver tomado banho nesse dia. Todos os banhistas devem tomar banho de chuveiro antes de entrarem na piscina. Suor, óleos da pele, urina e outras excreções estão em nosso corpo o tempo todo. Sem o banho, todas essas contaminações entram na piscina conosco.
Desde que uma criança esteja usando fraldas na piscina, não há chance de contaminação da água. “Acidentes” com crianças de fraldas representam sério risco de contaminação. Para minimizar os riscos, os pais devem banhar a criança completamente, frente e costas, com água corrente e sabonete, e assegurar-se de que uma fralda limpa, justa, própria para natação, seja usada pela criança o tempo todo. Lembre-se, ainda, que mesmo fraldas para natação não são à prova de vazamentos.
A manutenção de piscina limpa e sadia é tarefa do tratador, do salva-vidas e da administração da piscina. Os funcionários ajudam a manter a piscina limpa, mas eles não podem ser sua única defesa. Cada um de nós tem a responsabilidade de seguir as boas práticas de saúde pública, estar alerta para condições insalubres e denunciar riscos iminentes à saúde pública quando eles ocorrem.

 

fonte: Revista Pool-life Ed. 68


 

 


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br