24/10/2019 Esporte & Lazer


NATAÇÃO PARA TODAS AS IDADES
 
FASES DO APRENDIZADO
 
É possível aprender a nadar em qualquer idade e o aprendizado da habilidade aquática passa por diversas fases. Entre elas, podemos citar:
 
Adaptação ao meio líquido: os objetivos são o conhecimento da água, no tocante a suas propriedades físicas e a maneira de se comportar dentro dela. Nessa fase, os movimentos são rudimentares, o que significa que, qualitativamente são incompletos e isso reflete na quantidade rendimento.
 
Aprendizado da técnica: o objetivo é ter domínio consciente das características da água, utilizando nossas extremidades funcionais e fisiologicamente buscando um gasto menor de energia.
 
Treinamento: a busca da melhoria em termos de rendimento, com o uso das técnicas aprendidas.
 
A natação pode ser considerada uma atividade completa, subdividindo-se em:
 
– meio de educação;
– meio de saúde;
– meio de segurança;
– meio de recreação;
– meio de satisfação e autorrealização;
– meio de terapia; - meio de competição;
 
 
QUANDO INICIAR
 
Quanto mais cedo o indivíduo tiver contato com o meio líquido, mais cedo e mais facilmente ele passará por todas essas fases.
 
O bebê deve iniciar o processo de adaptação ao meio líquido aos seis meses ou até antes, dependendo das condições oferecidas, já que até nascer ele vivia dentro do líquido amniótico.
 
Já aos dois anos essa adaptação deve ser feita de maneira recreativa e descontraída.
 
Na fase escolar e adolescente essa adaptação é mais rápida e logo pode ser dado início ao aprendizado das técnicas.
 
Adultos que não são adaptados tiveram algum problema anterior ou mesmo falta de oportunidade. Isso, porém, pode ser superado se trabalhado de forma adequada.
 
Quanto mais velho o indivíduo, mais difícil se torna o aprendizado, porém, não impossível. Tenho ministrado aulas para pessoas com mais de 50 anos, que tem conseguido êxito surpreendente e, se não se tornam atletas, sentem-se pessoas mais realizadas e felizes
 
 
BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
 
A natação é a atividade física que reúne o maior número de benefícios para a saúde, tanto a saúde física quanto a mental.
 
 
EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO NA ÁGUA PARA OS BEBÊS
 
Corporal – aumenta a capacidade vital dos pulmões, fortalece a capacidade cardiovascular, aumenta o crescimento ósseo, previne problemas de postura, fortalece a musculatura, aumenta o potencial de movimentação, aumenta a termorregularão (controle e manutenção da temperatura corporal) e aumenta a intensidade e qualidade do sono.
 
Motor – melhora o equilíbrio, facilita os movimentos espontâneos, motiva os deslocamentos e possibilita os movimentos tridimensionais.
 
Mental – fortalecimento sensório-motor, estimulação da pele, exploração do meio ambiente.
 
Emocional e social – fortalece o elo de confiança com os pais, diminui o medo e a ansiedade frente a novas situações, propicia a integração com o grupo e aumenta a independência.
 
 
EFEITOS DO TRABALHO AQUÁTICO NOS ADOLESCENTES
 
Corporal – aumenta o trabalho cardiorrespiratório, fortalece os músculos dos membros superiores e inferiores, melhora a postura da coluna cervical e lombar.
 
Emocional e social – melhora a autoconfiança e autoestima (tão sensibilizada nesta faixa etária), propicia a interação com outros indivíduos da mesma faixa etária, com trocas de experiências. As competições ajudam-nos, no decorrer do desenvolvimento, a aprender o valor da vitória, mas também a aceitar derrotas de forma mais amena.
 
 
EFEITOS DO TRABALHO AQUÁTICO NOS ADULTOS
 
 – Reduz ou retarda o envelhecimento.
 – Diminui o “peso” da idade.
 – Possibilita o exercício da vida (o adulto fica mais disposto).
 – Aumenta a autoestima.
 – Desenvolve aspectos psicomotores como esquema corporal, coordenação motora, habilidade motora, aptidão física, sensório percepção, educação motora e respiratória.
 – Aumenta o HDL (colesterol bom), diminui o LDL (colesterol ruim), diminui triglicerídeos e colesterol total.
 – Previne arteriosclerose.
 – Aumenta a massa magra.
 – Aumenta a capacidade aeróbia.
 – Aumenta a sensibilidade à insulina.
 
As competições ajudam os adolescentes no decorrer do desenvolvimento, a aprender o 
valor da vitória, mas também a aceitar derrotas
 
 – Aumenta a sensação de bem-estar.
 – Diminui o stress.
 – Produz sensação de menor esforço e com pouca dor muscular posterior.
 – Proporciona fácil aprendizado.
 – Relaxa.
 – Ajuda em vários aspectos psicológicos.
 
 
fonte: Revista Pool-life | Edição 58

 


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