Revista Pool-life | Edição 65


E em dias de céu nublado, temperatura em declínio, apontando para um inverno rigoroso.
 
Se você tiver instalado um aquecedor em sua piscina dá para relaxar e curtir água quentinha mesmo durante os meses frios. Caso contrário, CUIDADO! Não pense em se esquecer da piscina porque não tem sistema de aquecimento e não está disposto a enfrentar água gelada.
 
A água da piscina aquecida ou não, precisa de tratamento constante.
 
A falta de tratamento adequado constitui em excelente foco de instalação e reprodução de larvas de mosquitos, inclusive do transmissor da dengue (Aedes Aegypti), que atualmente, mais do que nunca, representa uma ameaça séria à saúde e ao nosso bem-estar.
 
A suporta economia de produtos químicos obtida pela interrupção do tratamento durante o inverno não se justifica, quando comparada ao custo financeiro e trabalho que se tem para recuperar a água novamente.
 
Piscina vazia e exposta às intempéries pode sofrer danos em sua estrutura, desde imperceptíveis fissuras até sérias rupturas no concreto e tubulações. A pressão lençol freático pode causar a flutuação da piscina como se fosse um barco. Quando a piscina está cheia, o peso da água neutraliza essa pressão.
 
Além disso, lembre-se de que uma piscina vazia pode apresentar sérios riscos de acidentes para pessoas e animais.
 
Para evitar esses riscos durante o inverno, é prudente mantê-la cheia e a água sempre bem tratada.
 
Piscina bem cuidada proporciona visual agradável o ano todo e justifica o investimento feito na sua construção ou instalação. Afinal, ela é um ornamento importante da decoração ambiente.
 
 
TRATAMENTO SIMPLIFICADO PARA O INVERNO 
 
Diariamente
 
1. Analise o residual de cloro e pH com o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO '3 EM 1' e se necessário ajuste-os para a faixa adequada. 
Sempre que os resultados revelarem residuais de cloro livre fora da faixa ideal (2 a 4 ppm)*, ajuste a dosagem do cloro que está utilizando ou do equipamento de cloração para que a faixa ideal seja atingida e mantida. 
 
No caso de pH fora da faixa recomendada, use a BASE GENCO para aumentá-lo e o ÁCIDO GENCO para baixá-lo. 
 
2. Acione a filtração diariamente por período de 2 a 4 horas, para que a água permaneça sempre límpida. Se você tiver um programador horário, ajuste-o para funcionar durante esse tempo, mesmo com a piscina coberta. Se não o possuir, pense em instalar um PROGRAMADOR HORÁRIO GENCO para ligar e desligar a motobomba, automaticamente todos os dias. Isso facilitará muito seu trabalho.
 
Faixa ideal de cloro livre 
2 a 4 ppm 
 
Faixa ideal de pH 
7,4 a 7, 6 
 
Semanalmente
 
1. Adicione o SUPER TRATAMENTO SEMANAL GENCO uma vez por semana para garantir a água da piscina sempre saudável e cristalina. Somente o SUPER TRATAMENTO SEMANAL GENCO substitui vários produtos ao mesmo tempo e com muitas vantagens, pois apresenta poderosa ação algicida, oxidante, desinfetante, clarificante e auxiliar de filtração.
 
2. Analise a alcalinidade total com o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO '3 EM 1' e ajuste-a para a faixa adequada ao tipo de cloro que estiver utilizando, conforme a tabela a seguir. Use o ALCALINIZANTE GENCO para elevá-la e o ÁCIDO GENCO para baixá-la.
 
3. Continue a desinfecção com cloro, procurando manter o residual de cloro livre sempre entre 2 e 4 ppm. Siga as instruções de uso da embalagem. (Veja abaixo a tabela “Cloração no Inverno”.)
 
Alcalinidade recomendada conforme o tipo de cloro em uso 
 

TIPO DE CLORO UTILIZADO

 

ALCALINIDADE IDEAL

SUPERCLORO GRANULADO GENCO

GERADOR DE CLOROGENCO

 

80 a 100 ppm

 

CLORO ESTABILIZADO GENCO TABLETES/GRANULADO

100 a 120 ppm

 

IMPORTANTE
 
Leia atentamente e siga as instruções completas contidas nos rótulos dos produtos recomendados. 
Nunca misture produtos químicos entre si. 
 
Adicione-os, separadamente, somente à água da piscina.
 
 
CLORAÇÃO NO INVERNO 
 
Em geral, no inverno, em águas não aquecidas, você provavelmente vai conseguir manter o residual de cloro livre na faixa de 2 a 4 ppm utilizando as dosagens de cloro abaixo.
 
Siga sempre as instruções de uso do produto e do dosador que estiver utilizando e monitore o residual de cloro com frequência para assegurar água limpa e saudável o tempo todo. 
 

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br