• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

Revistas Edição 90

Reportagem Especial


Expolazer reúne clientes e parceiros comerciais
Estande da GENCO também convidou o nadador paralímpico Daniel Dias para confraternizar com os visitantes
 
 
A 23ª edição da Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness (Expolazer) reuniu centenas de expositores e milhares de visitantes entre os dias 2 e 5 de agosto, em São Paulo. Tradicional expositora no evento, a GENCO levou toda a linha de produtos e, ao longo de quatro dias, recebeu tratadores de piscinas, distribuidores, revendedores e clientes interessados no segmento de limpeza e tratamento de água de piscinas. Representantes de todas as regiões do Brasil também estiveram no evento – o primeiro após a pandemia de Covid-19. Além disso, a GENCO convidou o campeão paralímpico Daniel Dias (foto) para o estande, que atraiu centenas de fãs para tirar fotos com algumas de suas muitas medalhas.
 
O estande da GENCO na 23ª edição da Expolazer tinha 160m² de área construída, com um mezanino com salas para reuniões de negócios. Com mais de 3 mil visitantes registrados por meio de coletores de dados, a empresa também apresentou as novas embalagens do clarificante e auxiliar de filtração GENFLOC, Limpa bordas, Algicida de choque, Algicida de manutenção, Algicida sem cobre GENPOOL, Removedor de metais GENQUEST, Elevador de pH, pH+Mais líquido e Redutor de pH e alcalinidade pH-menos líquido. 
 
Para o diretor comercial da GENCO, Hugo Lisboa, a feira é um plus para o setor neste ano de eleições, Copa do Mundo, guerra Rússia/Ucrânia e problemas com frete que, somados, configuram um momento delicado para as empresas de forma geral. O executivo acentua que o mundo vive dias difíceis por uma série de questões, desde 2019, quando foi realizada a última Expolazer, por causa da pandemia e de todos os problemas que a Covid-19 desencadeou para a economia mundial. “Mesmo assim, a feira esteve totalmente ocupada e foi possível perceber que os visitantes tinham necessidade de participar, clientes novos vieram pela primeira vez para conhecer melhor o mercado e clientes antigos vieram para retomar relacionamentos e confraternizar. Mas, precisamos manter os pés no chão, porque todos reconhecem que este ano ainda tende a ter muita pressão em custos e isso dificultará demais a operação de boa parte do setor”, acrescenta.
 
Apesar de ser um setor que registra crescimento anual, Hugo Lisboa lembra que a questão mais importante é o suporte que as empresas precisam ter para acompanhar esse crescimento de forma orgânica. “Com ou sem pandemia, o número de piscinas sempre foi crescente no Brasil. Mas a estrutura que as indústrias de produtos clorados precisam ter em termos de matéria-prima, produção e crédito é o que nos preocupa muito, porque os custos são muito variáveis e estão aumentando”, ressalta. Um exemplo é a inflação e o custo do frete internacional para movimentação de um container, que antes da pandemia era de US$ 1 mil e hoje está em US$ 11 mil.  Esse custo alcança a todos que trabalham com produtos importados e, consequentemente, a quantidade de material que as empresas disponibilizam para a produção.
 
 
EXPECTATIVA
 
Hugo Lisboa lembra que, no Brasil, o número de piscinas instaladas – de todos os tipos e tamanhos – aumenta dois dígitos habitualmente, o que significa que, a cada ano, a quantidade de água a ser tratada é crescente. “Nossa preocupação não é com o crescimento recorrente, mas em termos matéria-prima e custos competitivos para produzir e vender a prazo como o mercado está habituado”, enfatiza. Por isso, o executivo ressalta que as empresas do segmento devem manter atitudes responsáveis para atender adequadamente a toda essa demanda.
 
 
 
 
 
Representantes são cartão de visitas da GENCO
 
representantes genco
 
A equipe comercial da GENCO é de fundamental importância para manter o relacionamento com o mercado, nos mais variados canais. Por serem responsáveis por cuidar do relacionamento perante o revendedor e de todo o processo de atendimento a distribuidores, varejo e autosserviço, o diretor comercial Hugo Lisboa afirma que os representantes são a cabeça do negócio – enquanto a empresa é o coração. “O representante é quem leva a empresa para os clientes do segmento, pois não há qualquer revendedor de produtos GENCO que não esteja atrelado a um representante. Eles são a GENCO para o mercado. A maioria dos representantes está há mais de 20 anos e alguns têm mais de 30 anos na parceria com a empresa, o que nos dá muita segurança no trabalho que desenvolvem”, sinaliza. Por isso, a GENCO investiu para trazer todos os seus representantes para a Expolazer 2022.
 
 
NORTE E NORDESTE 
 
Alan RepresentanteUm dos mais antigos representantes é Alain Medeiros, morador de Belém (Pará) e responsável pelo atendimento de sete estados na região Norte, além de Maranhão e Piauí, na região Nordeste. O representante começou a atuar com a GENCO em 1991 e, desde então, viu o mercado do setor crescer constantemente. “Esta região tem um perfil um pouco diferente das demais, é quente o ano inteiro e com grande geografia natural para lazer e recreações aquáticas como igarapés, rios, cachoeiras e praias que acabam por atender boa parte da população. Mesmo assim, houve um crescimento interessante no número de piscinas nos últimos anos, especialmente durante a pandemia”, sinaliza. O período de isolamento e home office também despertou o interesse dos proprietários de piscinas em conhecer melhor os produtos e aprender a fazer a manutenção e o tratamento.
 
Andre AlmeidaCom 30 anos de atuação no segmento e há 20 anos com a GENCO, André Almeida atende o Estado da Bahia e, na região, também há um crescimento pujante no número de piscinas instaladas e, consequentemente, no uso de produtos. Segundo o representante, a faixa que mais concentra renda na Bahia é o leste – onde está o litoral que abrange da capital, Salvador, até a cidade de Teixeira de Freitas – e o oeste, celeiro de grãos do Estado, onde também está a maior concentração de piscinas em residências, hotéis, resorts e clubes. “Nunca vi retração nesse segmento, e os dados da Associação dos Construtores de Piscinas e da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas confirmam isso ano a ano”, afirma. O representante acentua que participar da Expolazer depois de dois anos foi muito importante para aproximar os lojistas e tratadores da diretoria da fábrica e estreitar os relacionamentos. Para André Almeida, a qualidade do produto é o diferencial para os lojistas e a GENCO tem os melhores produtos do mercado.
 
 
CENTRO-OESTE 
 
HelderGoiás e o Distrito Federal, localizados no planalto central brasileiro, têm clima seco de fevereiro a setembro – quando ficam praticamente sem chuva e é o período ideal para aproveitar as piscinas. Segundo Helder Borghi, que atende Goiás e Brasília, abrir esse mercado foi muito gratificante, pois, quando começou a atender a região, em 2003, muitos lojistas e tratadores não conheciam a qualidade da GENCO. "Com o tempo, superamos os objetivos de introdução da linha em praticamente todas as cidades, via indústria, distribuidores e atacadistas. Estou na empresa desde 1999 e, quando me ofereceram a oportunidade de desenvolver essa região, aceitei, sabendo das dificuldades que estariam por vir. Mas, com apoio dos gestores da empresa, conseguimos introduzir a linha com excelência e o atendimento que só a GENCO tem", afirma. Para o representante, o segredo é a capacitação de tratadores e balconistas das lojas, além de respeito comercial e comprometimento com os parceiros. Outra característica importante é ajudar no aperfeiçoamento e aprendizado no tratamento de piscinas e, para isso, a GENCO tem uma equipe altamente capacitada e reconhecida no mercado.
 
 
SUL
 
A temporada de piscinas na região Sul do Brasil, em geral, começa em agosto e segue até janeiro, quando moradores e turistas aproveitam para visitar balneários, clubes e resorts, além de aproveitar os 615km de litoral gaúcho. Maior Estado da região, o Rio Grande do Sul tem outra particularidade: abriga cerca de 15 fábricas de piscinas de fibra, um número expressivo que mostra a pujança do segmento. O representante da GENCO na região, Adroaldo de Ayala Scheffer, conta que a cidade de Pelotas – a 260km de Porto Alegre – abriga a maior quantidade de piscinas do Estado e muitos balneários que atraem milhares de visitantes. “Há uma demanda altíssima por produtos na região, e o mercado cresceu mais de 30% durante a pandemia. E a expectativa é muito boa para a próxima temporada de calor também”, acrescenta. Com 20 anos de empresa, o representante aproveita o período de frio para visitar novos clientes e prospectar negócios e, para isso, a qualidade dos produtos e dos serviços da GENCO – como o aplicativo e o SAC – ajudam muito.
 
 
SUDESTE
 
Roberto TavaresCom população de quase 90 milhões de habitantes e economia movida pela produção industrial e agrícola e pelos setores do comércio e serviços, especialmente o turismo, a região é uma das mais pujantes do Brasil e, com isso, tem a maior quantidade de piscinas em casas, condomínios, clubes, parques, hotéis e resorts. O Estado de São Paulo é o líder no segmento e tem um mercado crescente, que ficou ainda maior durante a pandemia, quando muitos moradores da capital buscaram refúgio em condomínios no interior. Roberto Tavares – que atende a região de Campinas, Piracicaba e Bauru, no interior do Estado – afirma que, em 26 anos de empresa, só viu crescimento no segmento. “Raramente um proprietário se cansa de ter piscina em casa; ao contrário, o sonho da maioria é ter uma piscina em casa para aproveitar com a família”, ressalta. O representante acrescenta que, ao longo desses anos na GENCO, assistiu pequenos negócios se tornarem empresas importantes no segmento, e pessoas que começaram vendendo produtos de dentro do carro se transformarem em grandes distribuidores. Para o representante, esses exemplos demonstram a pujança do setor, e a GENCO acompanha de perto e estimula esse crescimento por meio de cursos, treinamentos e apoio aos consumidores e lojistas. O perfil das piscinas também tem mudado e, hoje, estão um pouco menores e, consequentemente, demandam menor quantidade de produtos. No entanto, as vendas só aumentam devido ao maior número de piscinas sendo construídas. Um dos responsáveis por ministrar os cursos que atendem tratadores (de iniciantes a experientes), proprietários de piscinas, academias, vendedores e lojistas, Roberto Tavares acentua que esses treinamentos são fundamentais para melhorar os conhecimentos e já mudaram a vida de muitas pessoas, que encontraram no tratamento de piscinas um excelente mercado de trabalho.
 
Mario MassaMário Massa, que atende a região leste do Estado de São Paulo que engloba municípios como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Pinhal, e o sul de Minas Gerais – com cidades como Alfenas, Capitólio, Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Varginha –, está há 17 anos na GENCO. Especialista em piscinas, o representante conta que o mercado cresceu muito na região, especialmente durante a pandemia, o que levou também a um boom na busca de produtos, uma vez que as piscinas passaram a ser mais usadas pelas famílias durante a semana. Muitos proprietários de casas com piscinas também aproveitaram para desenvolver conhecimentos sobre tratamento com as lives e os podcasts desenvolvidos pela GENCO. "O mercado de piscinas aumentou não só na área química, mas também em termos de construção e manutenção. A pandemia foi um momento de adaptação, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho", ressalta. Para Mário Massa, empresas como a GENCO, que investiram em informações e aperfeiçoamento para usuários e tratadores de piscinas, acabaram ficando ainda mais conhecidas e, com isso, os negócios também melhoraram. Empolgado em participar da Expolazer, o representante aproveitou para reencontrar colegas de trabalho e clientes.
 
 
Clientes também aproveitaram a maior feira do setor de piscinas
 
Distribuidor de produtos para piscinas e tratador desde 2019, Antonio Pereira visitou o estande da GENCO no primeiro dia da Expolazer para fazer contatos e ver as novidades. O profissional, que criou a Espaço Piscinas com a esposa Taine Teles para atender a uma demanda crescente no município de Cerquilho e arredores – que fazem parte da região metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo –, atende 40 clientes. “Minha esposa é o cérebro da empresa e estamos bem felizes com o resultado do nosso trabalho. Mesmo durante a pandemia, não deixamos de atender os clientes”, comemora. Segundo o empresário, a crise sanitária fez com que as piscinas deixassem de ser artigo de luxo e passassem a fazer parte da vida de muitas famílias, que encontraram uma forma de lazer segura dentro de casa. Com isso, as vendas e a procura por especialistas em tratamento só aumentam. 
 
Antonio Pereira conta que o carro-chefe da Espaço Piscinas é a marca GENCO com sua ampla linha de produtos, devido ao custo/benefício que alia qualidade a um preço competitivo. “O cloro da GENCO é muito completo e os clientes entendem que, na hora de escolher um produto para tratar a água da piscina, precisam pensar na qualidade e na segurança da família. Mostramos aos clientes que tudo começa com um pH adequado e, para isso, o GENCLOR é o melhor do mercado”, ressalta. Além disso, sempre que precisa se atualizar aproveita os cursos da GENCO, que considera excelentes. 
 
Filho de um tratador, Felipe Sampaio começou na área há cerca de cinco anos, depois que a empresa de energia eólica em que trabalhava saiu da região de Sorocaba, onde mora. Ao decidir investir na carreira de tratador de piscinas, fez cursos para se especializar na área e criou, com o pai Antônio Luiz e o irmão Andre Luiz, a Alos Piscina, que atua com seis profissionais e atende clientes nas cidades de Sorocaba e Porto Feliz. “Usei a estratégia de fazer parcerias com representantes de fabricantes de piscinas para conseguir os primeiros clientes, porque assim poderiam conhecer o meu trabalho e indicar para conhecidos e amigos”, conta. Deu certo! 
 
O empreendedor atende 75 clientes, entre os quais o clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, com uma piscina de 600 mil litros que é limpa diariamente e recebe até 1.000 usuários nos fins de semana; cinco proprietários do condomínio de alto padrão Fazenda Boa Vista, e outros nove condomínios e residências na região. Para manter a qualidade no atendimento, treinou um ajudante que atende parte dos clientes, enquanto foca nas piscinas maiores. “Só uso produtos da GENCO nas piscinas, porque são muito bons. O algicida tem mais cobre e não deixa a água verde em nenhuma hipótese, e o GENCLOR é excelente. Fiz questão de visitar o estande da empresa porque realmente acredito na qualidade desses produtos”, garante.  
 
Expolazer
 
 
SUCESSO DE PÚBLICO
 
Os organizadores da Expolazer registraram a presença de aproximadamente 100 expositores e mais de 8,2 mil visitantes, com destaque para o aumento da visitação entre compradores (37%) e tratadores de piscina (93%). Além do pavilhão de exposição, a Expolazer teve oficinas técnicas para lojistas, fornecedores de insumos, fabricantes de equipamentos, clubes e redes hoteleiras; e seminários voltados aos tratadores de piscina, entre outras inovações. Pela primeira vez, foram ministradas palestras para a constituição e divulgação do próprio negócio. Os destaques foram o influencer Rhuan Félix que, como tratador de piscinas, virou um fenômeno no TikTok – onde acumula mais de 2 milhões de seguidores – e o estrategista em marketing e capacitação profissional no segmento, Américo Figueiredo.
 
 

 







Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br