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BLOG 17/11/2025


Importância de saber agachar e saltar na parte funda da piscina
autor: Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Uma das recomendações da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) é ampliar o ensino de natação nas escolas e realizar atividades educativas para informar a população1.  Nessa linha educativa, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem sido pioneira no Brasil ao desenvolver metodologia de ensino de natação com enfoque preventivo2.  
 
A prevenção de afogamentos deve ser um dos pilares das primeiras aulas de natação à frente do ensino dos quatro nados (crawl, costas, peito e borboleta). O aluno precisa compreender as regras básicas de segurança aquática, dentre elas: nunca entrar na piscina sem supervisão, respeitar os limites de profundidade, evitar brincadeiras de empurrar e sempre comunicar o professor sobre qualquer desconforto3. A conscientização sobre esses cuidados4 reduz significativamente os riscos de acidentes e ajuda o aluno a desenvolver uma postura responsável dentro da água, autonomia para a tomada de decisões adversas e respeito ao perigo.
 
foto: Arquivo Pessoal
 
Saber agachar, afundar, elevar os braços para pedir ajuda e saltar na parte funda da piscina é um dos dez itens do teste de aquacidade desenvolvido para iniciantes na natação5 com o objetivo de: a) diagnosticar o nível de habilidade aquática; b) o nível de adaptação ao meio aquático do aluno; e c) acompanhar o progresso utilizando o aprendizado como forma de prevenção ao afogamento3
 
foto: Arquivo Pessoal
 
 
Pesquisadores da UERJ reforçam que o teste de aquacidade deve ser feito no primeiro dia de aula e depois torna-se um conteúdo a ser ensinado nas aulas.
 
Aprender a se movimentar com segurança na piscina e na parte funda é uma etapa fundamental no processo de ensino da natação. Muitas vezes, os indivíduos se sentem inseguros quando perdem o contato dos pés com o chão e é justamente por isso que os exercícios de agachar e saltar no fundo da piscina, tirando o rosto e braços fora d’água, são tão importantes. Ademais, ensinar a controlar o corpo, dominar a respiração, ter calma para afundar e retornar à superfície fazem parte do ensino na natação + segura.
 
foto: Arquivo Pessoal
 
 
Quando o indivíduo realiza o agachar, afundar e saltar no estilo “salto canguru”, ele possibilita a transição de diferentes profundidades raso/fundo, como saltar da parte funda para a parte rasa da piscina. O indivíduo começa agachando e pegando impulso com os dois pés até que toquem o chão, realizando a impulsão para emergir à frente até que saia da área em que está ou realizando o mesmo movimento para chegar até a borda da piscina, buscando um apoio seguro.
 
Outro aspecto essencial é saber pedir socorro utilizando as mãos: ensinar os alunos a sinalizar corretamente em caso de dificuldade é uma medida de prevenção que salva vidas. O gesto de levantar um dos braços acima da cabeça e acenar calmamente é o sinal universal de pedido de ajuda. Esse aprendizado deve ser enfatizado desde as primeiras aulas, pois transmite ao aluno a importância de manter a calma e buscar auxílio de forma eficaz quando sentir insegurança ou fadiga6.  
 
Busca-se ensinar com uma progressão pedagógica de maneira que, primeiro, o aluno aprenda a agachar e saltar estando na parte rasa da piscina e, gradativamente, ele é colocado em partes mais fundas para que consiga, se um dia for necessário, usar das técnicas de afundar e saltar para pedir auxílio ou reconhecer o melhor caminho para nadar e chegar na borda/área seca.
 
foto: Arquivo Pessoal
 
 
De fato, é importante ter autonomia aquática e aprender esse item do teste de aquacidade, porque ele pode ser útil não apenas nas piscinas, mas também em praias, rios e em qualquer meio aquático, possibilitando que pessoas que estão ao seu redor reconheçam que uma pessoa precisa de ajuda.
 
Pesquisadores australianos mencionam que é necessário aumentar o conhecimento sobre segurança na água, melhorar as atitudes, comportamentos e habilidades relacionados à segurança na água4.
 
Matricule-se na natação em locais que valorizam a prevenção de acidentes aquáticos!
 
Referências
  1. OMS quer mais combate a afogamentos que matam 236 mil pessoas por ano. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2025/07/1850548>. Acesso em: 24 out. 2025.
  2. Vasconcellos, MB. Swimming Safer: Three-Dimensional Drowning Prevention Level Test: Conceptual, Attitudinal and Procedural (CAP). Aca J Spo Sci & Med. 2(5): 2025. AJSSM.MS.ID.000551.
  3. Vasconcellos, Marcelo Barros. Conceitos de segurança aquática podem salvar vidas. Revista Empresário Fitness & Health. Edição 131. Dezembro de 2023.
  4. Leavy JE, Gray C, Della Bona M, D’Orazio N, Crawford G. A Review of Interventions for Drowning Prevention Among Adults. J Community Health. 2023 Jun;48(3):539-556. 
  5. Vasconcellos, Marcelo Barros; Caloiero, Silvia. Utilização do teste de aquacidade como ferramenta de análise de nível do aluno iniciante de natação. Aracê, [s. l.], v. 7, n. 5, p. 21057–21079, 2025.
  6. SOBRASA Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático AFOGAMENTOS Emergências Aquáticas Manual resumido 2023.
 
Fonte: https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/importancia-de-saber-agachar-e-saltar-na-parte-funda-da-piscina/
 

 

Sobre o autor

 
 Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Atividades Aquáticas, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor pelo Centro de Ciências da Saúde, autor dos livros Natação Monitorada e Hidroginástica + Segura, Benéfica e Variada.

 



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