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BLOG 13/1/2021 Saúde & Bem-estar


HIDROGINÁSTICA: BENEFÍCIOS INVISÍVEIS
Por Marcelo Barros de Vasconcellos
 
 
Este texto aborda alguns dos benefícios que o exercício regular pode proporcionar para o praticante assíduo da hidroginástica. O professor de Educação Física deve estimular os seus alunos a praticarem com afinco os exercícios aquáticos para que cada indivíduo possa usufruir do favorecimento, vantagem, ganho e proveito que a hidroginástica oferece.
 
A saber, a hidroginástica pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade, do sexo, do nível de condicionamento físico ou de experiências anteriores com o meio líquido. Ademais, o exercício na água é, sem dúvida, uma das raras atividades indicadas para todos os tipos de pessoas, todas podem se beneficiar.
 
É possível que alguns alunos busquem na hidroginástica benefícios visíveis ou percebidos mais facilmente, como por exemplo, aumentar a força muscular na perna1 e diminuir a gordura corporal2. Contudo, o praticante deve ser orientado, pelo professor, quanto às vantagens não visíveis externamente que o exercício oferece, pouco notadas e que ocorrem internamente no organismo, tais como a melhora da pressão arterial3, do colesterol2, do sistema nervoso4, do estresse5, da frequência cardíaca6 e da alegria, na sua maioria relacionados com as propriedades físicas da água.
 
Aluno mais alegre
 
Alegria é um sentimento de contentamento ou de prazer excessivo, também associado ao estado de felicidade, satisfação que deixa o ser contente. Independentemente do tipo de aula planejado para cada sessão de treino de hidroginástica, sempre tive a preocupação em tentar fazer com que meu aluno ficasse mais alegre.
 
Para Sova7, a hidroginástica é mais divertida e agradável em comparação com exercícios no solo. Para Vasconcellos8, estar na piscina é prazeroso e cabe ao professor explorar as várias estratégias pedagógicas para tornar suas aulas mais alegres, divertidas e desafiadoras.
 
Alegre seu aluno
 
Vi a alegria em vários alunos durante as aulas, posso citar cinco situações, por exemplo:
 
Quando deixei o filho de uma aluna que tinha síndrome de Down fazer aula junto com a mãe (ele passou a não ficar sentado esperando a mãe, virou aluno e companheiro dela na alegria).
Quando servi no final da aula copinhos de gelatina dentro da piscina para todos os alunos.
Quando dei bolas de gás em formato de coração no dia das mães.
Quando os alunos dançavam durante as aulas temáticas (festa junina, Páscoa)
No dia que dei aula vestido de homem aranha. Sobretudo, procurava valorizar o aluno e mostrava o quanto a atividade na água pode oportunizar momentos agradáveis.
Estimule o relato de benefícios
Que a hidroginástica é benéfica todos sabem e os médicos não se cansam de prescrever e indicar. O professor precisa focar nos benefícios invisíveis (poucos percebidos) e evitar focar nos visíveis. Mas, como mostrar para o aluno que houve melhora se o professor não avaliou o antes e depois? Como saber das melhorias do seu aluno se você nunca perguntou sobre isso?
 
Ao serem questionados sobre as melhorias que a hidroginástica havia proporcionado para eles, veja o que alguns deles disseram:
 
Voltei a dirigir após fazer algumas aulas de hidro.
Waldir, 72 anos
 
Me separei e a hidroginástica foi um local onde pude fazer novas amizades.
Sandra, 53 anos
 
Minhas varizes melhoraram com a hidroginástica.
Priscila, 36 anos
 
Diminuí o estresse e a ansiedade durante minha gravidez.
Fernanda, 25 anos
 
Conheça melhor o seu aluno!
 
 
Mensure os benefícios
 
Muitas academias focam na avaliação inicial, em verificar o percentual de gordura, peso, força, flexibilidade e circunferência de cintura. Pode ser que essas variáveis se mantenham estáveis com a hidroginástica e os alunos fiquem frustrados. É possível também que não haja um acompanhamento e reavaliação. Minha dica é mensurar tudo que você pode e estiver ao seu alcance, considerado dentro da sua realidade de academia e que possivelmente a hidroginástica vai beneficiar ao seu aluno. Se não tem recursos para avaliar com equipamentos modernos, use um formulário com perguntas e respostas sobre a saúde deste aluno, como por exemplo, escala de 0 a 10 ou em forma de classificação ruim a ótimo. Avalie o antes e o depois das características que seu aluno objetiva melhorar. Veja em conjunto com seu aluno o que é possível alcançar de melhorias.
 
Dependendo do perfil do seu aluno, você precisa mensurar humor, sono, felicidade, esperança, bem estar ou nível de estresse. Outros alunos terão que ter a pressão verificada a cada aula para notarem que a pressão arterial melhorou. Pergunte a ele o que melhorou após algumas semanas de aulas de hidroginástica. É necessário monitorar (acompanhar) a evolução do aluno de uma maneira global nos quesitos quase imperceptíveis.
 
Seja em aulas personalizadas ou em aulas em grupo, nos programas de hidroginástica o aluno pode adquirir muito favorecimento para a sua vida.
 
Mantenha seus alunos na hidroginástica ao mostrar os benefícios, antes invisíveis para ele.
 
 
Por fim, deixo aqui uma pergunta para reflexão: 
 
Por que alunos de hidroginástica ficam anos na mesma turma?
 
Sugestões de leitura:
  1. Zaniboni GR, Baruki SBS, Cesar MC, Rasera Júnior I, Pazzianotto‐Forti EM. Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e III. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019;41(3):314-21.
  2. Neiva HP, Faíl L B, Izquierdo M, Marques MC, Marinho DA. The effect of 12 weeks of water-aerobics on health status and physical fitness: An ecological approach. PLoS ONE. 2018;13(5):e0198319.
  3. Cunha RM, Costa AM, Silva CNF, Póvoa TIR, Pescatello LS, Lehnen AM. Postexercise Hypotension After Aquatic Exercise in Older Women With Hypertension: A Randomized Crossover Clinical Trial. Am J Hypertens. 2018;31(2):247-52.
  4. Gueita-Rodriguez J, Hoyas-Avila S, Palacios-Cena D, Molina-Rueda F. Effects of vertical water immersion on the nervous system: a systematic review. Rev Neurol. 2019;68(5):181-89.
  5. Teixeira RV, Lima WS, Andrade LN, França FCQ. Factors that lead elderly to practice hydrogymnastics. 2018;14(1):175-8.
  6. Bielec G, Kwasna A, Gaworska P.The influence of Aqua Power aerobics on body mass reduction in middle-aged, overweight women. Turk J Phys Med Rehabil. 2017;63(4):293-8.
  7. Sova R. Hidroginástica na Terceira Idade. Rio de Janeiro: Manole, 1998.
  8. Vasconcellos MB. Hidro Variações. Rio de Janeiro: Shape, 2010.
 
fonte: https://revistaempresariofitness.com.br/

Sobre o autor

 
 Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Atividades Aquáticas, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Nutrição, autor dos livros Natação Monitorada e  Hidrovariações.
 

 

 
 




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