• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

BLOG 4/2/2025


Genco trata bem sua piscina e seus atletas
Autor: Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Genco, empresa brasileira com mais de 50 anos no mercado, pioneira no país no tratamento e mensuração da qualidade da água das piscinas, tornou-se precursora ao identificar jovens de Projetos Sociais com potencial no esporte e investir neles.
 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Com foco na responsabilidade social, a Genco demonstra o compromisso de uma organização com a sociedade, expresso por meio de ações que contribuam para o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Por isso, em 2024, investiu no atleta da vela, de um projeto social, para mostrar que apoia sonhos e oportuniza talentos a alcançarem seus objetivos na vida e no esporte.
 
A vela sempre foi um esporte de elite, da classe A, de pessoas de maior poder aquisitivo, e oportunizar um jovem de Projeto Social a participar de grandes eventos, em igualdade de condições, foi um gesto nobre da empresa Genco. 
 
 
Quem é o velejador Miguel Morela, apoiado pela Genco?
 
Miguel tem 13 anos, aluno de escola pública desde a creche, nascido em Niterói, filho de professores, que nunca tinham tido experiência na vela e não são de uma família tradicional neste segmento.
 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Miguel Morela treina 3º e 5ª no Projeto Social com aulas gratuitas e sábado e domingo paga para treinar com a flotilha do Clube Naval Charitas, uma mensalidade mais barata, para poder competir já que o projeto social não tem equipe. 
 
O total de pódios que Miguel já conquistou na vela foram 33 na classe Dingue e 24 na classe Optimist. Seus principais títulos foram: Bicampeão Brasileiro da classe Dingue (2021 em PE e 2022 no RJ) e Campeão da Copa do Brasil de Optimist (2023 no DF). Em 2024, se classificou para o sul-americano e norte-americano de Optimist e fez parte do Time Brasil. 
 
A maioria dos velejadores nos campeonatos nacionais que Miguel disputa possuem barcos, velas e equipamentos novos e importados. Miguel compete com barco do ano de 2013, vela já correu vários campeonatos e alguns equipamentos emprestados do Projeto Grael de que ele participa. Sendo de Projeto Social as chances de ter bom resultado não são tão altas.
 
À medida que o velejador foi evoluindo no esporte durante esses 4 anos que pratica no projeto social, os equipamentos precisaram ser renovados e os gastos aumentaram na vela com a necessidade de comprar mais equipamentos. Os pais compraram alguns equipamentos usados, alguns novos e tem incentivado o filho a praticar um esporte de interação com a natureza e oportunizado amizades. 
 
Miguel se destacou em alguns campeonatos classificatórios durante o ano de 2024 e se classificou para o 53º Campeonato Brasileiro em Vitória-ES no ano de 2025.
 
A empresa Genco soube da dificuldade do atleta Miguel Morela para participar do campeonato brasileiro e se prontificou a ajudar nos custos de participação do velejador, transporte, alimentação e hospedagem nos 13 dias que esteve envolvido em treinos e regatas de competição.
 
Com apoio da Genco, em 2024, foi possível participar do brasileiro de Optimist que contou com 167 velejadores de 18 escolas de vela de 7 estados mais o DF. 
 
Durante o campeonato, o barco que Miguel usa quebrou a catraca, teve uma fissura e começou a entrar água. Esses são alguns exemplos, das dificuldades que um velejador de Projeto Social enfrenta. Graças ao apoio da Genco foi possível comprar uma nova catraca, fazer o reparo, polir o barco e voltar a competir.
 
A vela oportunizou o Miguel a conhecer outros estados (SP, SC, BA, PE, ES e DF), velejar representando seu país como time Brasil, em Porto Rico e na Espanha e entrar em clubes que só pessoas de outras classes sociais frequentam. 
 
Representar uma marca brasileira, tão importante para o segmento aquático, foi um desafio para o jovem velejador. “Ao participar do campeonato, aprendi valores para a vida e nada disso seria possível se não fosse pela Genco, que me ajudou a participar, abraçou a minha causa, entendeu minhas dificuldades, tais como chegar antes do campeonato para conhecer a raia de regatas e ter os recursos para me alimentar bem durante o evento. Obrigado, Genco, que trata bem sua piscina e trata bem seus atletas.” 
 

 

Sobre o autor
 
 Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Atividades Aquáticas, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Nutrição, autor dos livros Natação Monitorada e  Hidrovariações.


Compartilhe


Publicidade publicidade

Últimas Edições


EDIÇÃO 96
Piscina: Alegria que pede responsabilidade


EDIÇÃO 95
Paisagismo na área da piscina merece atenção


EDIÇÃO 94
Esporte é estímulo positivo no autismo


EDIÇÃO 93
Cuidados permitem uso de piscinas por pets





Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br