Edição 81 - Primavera/Verão 2018


 
Qual o melhor cloro para a minha piscina?
 
A desinfeção de águas de piscinas com cloro assim como da água de beber é o tratamento mais amplamente utilizado em todo mundo para obtenção e manutenção de sua qualidade.
 
Diversos produtos químicos diferentes produzem ao reagir com água o “cloro ativo”* (ácido hipocloroso) que o cloro gás fornece e por isso são impropriamente chamados de ´cloros´. Cada um desses produtos tem sua característica química e física próprias e propicia, ou requer, diferentes formas de utilização. Diante dessa diversidade (e diferentes preços!) é normal você questionar “qual o melhor cloro?”  ou “que cloro devo usar na minha piscina?”. 
 
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não há cloro ruim, já que, se ele desinfeta a água, é útil e, por isso, bom. O que se deve buscar é “qual o cloro que é melhor para minha piscina?”
 
Então, a partir desse entendimento, precisamos saber as características dos produtos disponíveis e que conjunto delas serve melhor  à sua piscina e estilo de vida.
 
A GENCO dispõe de vários tipos de cloro, sob diferentes formas de apresentação e uso,  todos com alta concentração de cloro ativo e qualidade assegurada. Certamente um deles atenderá às suas necessidades. Procuramos apresentar, na tabela abaixo, de forma resumida e simples, as principais características de cada tipo, processo forma de aplicação, isto é, manual, semi automática ou automática, para facilitar sua escolha.
 
Qualquer que seja o produto selecionado, leia suas instruções de uso e siga-as atentamente e saiba de cor os cuidados necessários para seu manuseio.
 
• Nota: teor de cloro ativo de um produto desinfetante é a porcentagem equivalente de clorgás que o mesmo substitui na produção de ácido hipocloroso.
 
 
 
(¹) quantidade equivalente a 1 kg de cloro gás (100% de ativo)
(²) Baseado em estudo (California Field Teste Program) realizado pelo período de 6 meses em 46 piscinas (temporada de verão de 1973), onde o objetivo era manter residual de cloro na faixa de 1 a 1,5 ppm e determinar o consumo médio de cada classe de produto.  
 
Esses dados são médios e podem ser utilizados como guia, porém deve-se ter em mente que cada piscina tem sua demanda de cloro própria, conforme suas características e utilização.

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br