• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

BLOG 24/9/2019


PLANTAS PARA O JARDIM
 
Na primavera, os jardins florescem e a frequência à piscina recomeça. Para criar o ambiente mais agradável possível junto a piscina é necessário que o jardim adjacente seja planejado corretamente, com a escolha de plantas adequadas, ideais para o local e a ocasião.
 
 
O projeto paisagístico tem que se adequar ao gosto, estilo e modo de vida das pessoas que vivem na casa. Ele deve satisfazer as exigências do local, topografia do terreno, posição da piscina em relação ao sol e ao vento. São esses elementos que determinarão quais espécies de planta serão escolhidas e aonde estarão localizadas. 
 
No caso específico de áreas próximas a piscina, devemos escolher espécies que não façam sombra, não soltem folhas sobre a água e nem tenham raízes capazes de afetar a construção de pisos e piscinas. 
 
 
Dicas 
 
Ao planejar seu jardim, tenha em mente algumas regras básicas:
 
– Plantas com folhas pequenas devem ser colocadas em posição que impeça o vento de carregar sujeira para dentro da água.
 
– Prefira as espécies de folhas perenes para facilitar a limpeza da piscina e evitar que as mesmas entupam os ralos. As espécies que devem ser evitadas são: ipê, flamboyant, espatódea e sibipiruna, que perdem as folhas no outono.
 
– Prefira espécies rústicas e não sensíveis às pragas e doença, e também que não atraiam pássaros e insetos (frutíferas).
 
– As espécies devem ser distribuídas pela área levando-se em conta a trajetória do sol, principalmente para não impedirem a passagem dos saudáveis raios solares da manhã. Deve-se deixar livre a face leste ou plantar nela plantas que não crescem muito. Plantas com porte alto, na face oeste. ajudam a bloquear o sol da tarde. E. recomendável deixar uma distância de 2 metros entre a piscina e as plantas para evitar que a água fique sombreada e se suje com as folhas.
 
– Junto ao muro podem ser colocadas espécies mais altas para garantir a privacidade do jardim na área da piscina.
 
– Devem ser evitadas as espécies que possuem espinhos, arestas que machuquem e formações que possam ferir os que ali circulam.
 
 
Especies recomendadas 
 
foto: Maricy Pissinatti
 
 
As plantas recomendadas variam conforme o gosto e a sensibilidade de cada um. No entanto, com atenção especial ao equilíbrio das cores em seu jardim. As espécies que tem tons muito coloridos são: azaléias, hortênsias, agapanthus e lirius amazônico. São espécies que mesmo quando não estão coloridas mantêm um belo colorido verde. 
 
As espécies que gostam de sol são a alamanda, manacá de jardim, moreia, lírio amarelo, primavera, rabo de gato, gerânio, íris e agapanthus. 
 
As palmeiras podem e devem ser plantadas próximas as piscinas, pois fazem pouca sombra, suas raízes não crescem a ponto de causar rachaduras e infiltrações, suas folhas são bem grandes e quando caem sobre a água são facilmente retiradas. Palmeiras baixas como a phenix enfeitam muito sem fazer sombra. Palmeiras altas como os gerivás e as cariotas devem ser colocadas na face norte assim não interferem na insolação da piscina. 
 
Os arbustos podem ser combinados com as árvores e as palmeiras, criando um volume de vegetação que pode ser visto na altura dos olhos. Arbustos como o papiros, o ligustro, a azaleia e a gardênia podem ser usados sem problemas, pois podem garantir flores e folhagem o ano todo, não atrapalhando o sol e nem prejudicando a construção de pisos ou azulejos. A nandina é uma espécie de arbusto muito utilizado no outono e inverno, pois suas folhas ficam com uma tonalidade avermelhada típica do clima europeu. 
 
Outra opção é decorar o ambiente com vasos floridos sobre o gramado, que dão efeito bonito e podem ser retirados depois da floração ou utilizados até mesmo no inverno, com espécies como petúnia, amor-perfeito e azaléa. 
 
Na primavera e verão praticamente todas as espécies estão viçosas e saudáveis, pois a temperatura e alta e as chuvas tornam-se mais frequentes, fazendo com que as plantas que estavam em repouso durante o inverno comecem a brotar e crescer. 
 
No outono e inverno, apesar das plantas estarem em estado de repouso, muitas espécies florescerem, como por exemplo, camélias. Azaléias, magnólias e caliandras. Na primavera e verão, estas espécies deixam de estar coloridas, mas suas folhas permanecem verdes e bonitas. 
 
Em regiões muito frias costuma-se utilizar espécies como as tuias e os pinheiros, que além de se adaptarem ao clima frio, podem ser plantadas próximas a área da piscina, pois não perdem as folhas e aceitam poda no caso de crescerem muito, chegando a fazer sombra. 
 
Em regiões muito quentes, como no litoral, é aconselhável uma vegetação mais tropical como palmeiras, coqueiros, leque, primavera, hibiscos, philodendrons, bromélias, arecas e bananeiras. 
 
 
foto: Maricy Pissinatti
 
 
Cuidados Necessários 
 
Entre os cuidados para se obter um jardim bonito, está a atenção a rega, que precisa ser mais frequente na primavera e no verão. Em media, deve-se regar o jardim três vezes por semana e em fases de sol forte, todos os dias. 
 
A etapa seguinte é retirar o mato antes de aparar a grana, para que o corte não lhe dê força. Depois disso, é preciso refilar (recortar) os canteiros, que, assim corno jardins, precisam ser afofados e completados com mais terra e adubo. 
 
O adubo poderá ser químico ou orgânico (tona de mamona, húmus de minhoca e farinha de osso, que tem cheiro forte). É preciso também podar as plantas e limpar a área, retirando folhas e galhos secos.
 
 
 
fonte: Revista Pool-life Edição:51

 



Compartilhe


Publicidade publicidade

Posts mais recentes

TESTE DE NÍVEL DE CONHECIMENTO PREVENTIVO DE AFOGAMENTO PARA SALVAR VIDAS

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA? PARA QUEM É INDICADA?

REALIZAR DESLOCAMENTO EMBAIXO D´ÁGUA

(DES)EMPENHO DE ATLETA VELEJADOR NO CICLO OLÍMPICO

APRENDER A NADAR DEPOIS DOS 30 ANOS: 5 MOTIVOS PELOS QUAIS ISSO É OBRIGATÓRIO



Publicidade



Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br