MATERIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Você conhece o CCI?




O Centro de Controle de Intoxicações (CCI) de São Paulo (CCI/SP) foi criado em 1971 e está instalado no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no bairro do Jabaquara. A equipe multiprofissional do CCI, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, oferece orientações e informações, por telefone, sobre o diagnóstico e tratamento das intoxicações. 
 
A principal atividade do CCI é orientar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento de intoxicações. O médico de plantão também orienta as pessoas quanto aos primeiros socorros e medidas de descontaminação, em caso de exposição a substâncias tóxicas. 
 
O CCI também presta assistência médica e psicológica às pessoas expostas a substâncias químicas que procuram o Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (HMARS). Esse atendimento presencial é feito somente a pacientes da área de referência do HMARS, após triagem no hospital. 
 
Quando entra em contato com o CCI, o paciente – intoxicado ou com suspeita de intoxicação – é instruído a procurar o serviço de saúde mais próximo do local da ocorrência, em situações de urgência. Caso não seja uma emergência, indica-se uma consulta médica com um profissional de sua confiança. 
 
A equipe clínica está preparada para orientar a população em casos de suspeita de intoxicação por meio de plantão 24 horas por dia, os 7 dias da semana.
 
As intoxicações podem ser classificadas de diversas maneiras, de acordo com as classes de agentes, as circunstâncias de exposição, o período e local de exposição e a gravidade. 
 
Alerta! As crianças são alvos frequentes de intoxicações, pois exploram bastante o ambiente em que vivem, levando tudo à boca. Os animais domésticos também demandam atenção. 
 
Geralmente, as intoxicações podem ser controladas satisfatoriamente se diagnosticadas e tratadas a tempo, antes que alterações significativas ocorram no organismo. 
 
QUEM PODE LIGAR?
 
Profissionais de saúde que buscam informações sobre diagnóstico e tratamento de intoxicações. 
O cidadão que necessite de informação sobre manuseio de produtos químicos e prevenção de intoxicações.
 
SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO - Ligue 24 h
0800 - 771 3733 / 5012-5311
 
Atendimento aos profissionais de saúde para apoio ao diagnóstico e tratamento;
Orientação à população sobre prevenção e primeiros socorros;
Plantão 24 h – diariamente.