MATERIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Outono fresco e seco




Revista da Piscina – Nº72 – Outono / 2009.

 

Outono fresco e seco

Confira qual é o tratamento indicado para sua piscina nessa época do ano

Por Camila Lucchesi

Um ventinho mais frio indica: o outono chegou ao Hemisfério Sul. A estação desembarcou por aqui em uma sexta-feira, 20 de março às 8h44 com e promete temperaturas mais amenas e diminuição das chuvas em quase todo o país, exceto no extremo norte das regiões Norte e Nordeste. As mudanças devem ocorrer gradualmente durante os próximos três meses. No estado de São Paulo, por exemplo, a temperatura média de 22°C em março cairá para cerca de 20°C em abril e recuará um pouco mais, atingindo aproximadamente 18°C em maio.

Por definição, o outono é uma transição entre o verão e o inverno e, por isso, exibe características das duas estações, como mudanças bruscas nas condições de tempo e maior frequência de nevoeiros. As temperaturas caem um pouco devido à entrada de massas de ar frio, mas nada que impeça o uso da área de lazer. Nas regiões Sul e Sudeste, as mínimas variam entre 12°C e 18°C enquanto as máximas oscilam de 18°C a 28°C, dependendo do estado. No Norte e Nordeste as variações são menores, atingindo uma média de 22°C (mínima) a 32°C (máxima).

Entre abril e maio, as chuvas devem dar uma trégua aos brasileiros, exceto para quem mora nos extremos norte e nordeste do país. Confira, nas próximas páginas, o que fazer para deixar a piscina ainda mais convidativa. Aproveite, antes que o inverno baixe os termômetros de vez!

Fonte: Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE). Contato: www.cptec.inpe.br

 

Tratamento simplificado para o outono

A limpeza da piscina no outono inclui filtração, limpeza dos cestos pré-filtros, aspiração, peneiração, limpeza das bordas, além de ser necessário seguir mais alguns passos para manter a água sempre balanceada, cristalina e saudável para o banho. Sendo assim, seguem algumas dicas para fazer o tratamento de águas de piscinas durante o outono:

1) Certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, inclusive motobomba, filtro, coadeiras e aquecedores, e não permita que a pressão do filtro ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante.

2)Ajuste a alcalinidade total de acordo com o tipo de cloro utilizado na cloração: POOL-TRAT Cloro Granulado GENCO de 80 a 100 ppm e GENCLOR Cloro Estabilizado GENCO de 100 a 120 ppm. Se for necessário ajustar a alcalinidade total, aplique o pH CERTO Alcalinizante GENCO para elevar ou o pH - MENOS Granulado Ácido GENCO para baixar.

3) Se o pH estiver fora da faixa de 7,4 e 7,6 ppm, ajuste-o com o pH + MAIS Base GENCO para elevar ou pH - MENOS Granulado Ácido GENCO para baixar.

4) Ajuste a dureza cálcica ao nível necessário – entre 200 e 400 ppm - para alinhar-se com o pH e Alcalinidade Total. Para elevar, recomendamos o GENCÁLCIO Dureza Cálcica GENCO granulado.

OBSERVAÇÃO:

• para analisar a dureza cálcica, a alcalinidade, pH e residual de cloro da água de sua piscina, basta adquirir o Estojo de Análises GENCO DC (Dureza Cálcica) e o Estojo de Análises GENCO “3em1” ou FITA TESTE “3em1” GENCO;

• antes de usar, leia com atenção as instruções da embalagem.

 

Manutenção

Diariamente: 1) Acione a filtração por 2 a 6 horas, ou conforme instruções do fabricante do filtro. 2) Aspirar sempre que for necessário.

Semanalmente: 1) Analise o pH e o residual de cloro livre e ajuste-os quando fora da faixa recomendada.

Quinzenalmente: 1) Aplique o SUPER - TRATAMENTO SEMANAL GENCO granulado ou OXIGENCO Oxidante GENCO granulado. 2) Aplique o GENFLOC TABLETE Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO ou GENFLOC Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO. 3) Adicione o ALGICIDA MANUTENÇÃO GENCO ou o GENPOOL ALGICIDA E ALGISTÁTICO GENCO.

Mensalmente: 1) Analise a alcalinidade total e ajuste-a se fora da faixa recomendada.

Trimestralmente: 1) Analise a dureza cálcica e ajuste-a quando necessário com o GENCALCIO Dureza Cálcica GENCO granulado.

 

Cloração no outono

No outono, continue mantendo o residual de cloro livre na faixa de 2 a 4 ppm 2 a 4 ppm utilizando as opções de cloração abaixo. Escolha a opção mais adequada à sua necessidade!

Siga sempre as instruções (disponíveis nas embalagens e em www.genco.com.br) de uso do produto, que estiver utilizando e monitore o residual de cloro com freqüência para assegurar água saudável e bonita o tempo todo.

 

Granulado: indicado para cloração manual diária

POOL-TRAT CLORO GRANULADO GENCO: Ideal para piscinas não expostas ao sol. Possui 65% de cloro ativo disponível.

CLORO ESTABILIZADO GENCO GRANULADO: Ideal para piscinas expostas ao sol. Tem dissolução rápida e completa.

CLORO GRANULADO MÚLTIPLA AÇÃO GENCO LE “3 EM 1”: Ideal para todos os tipos de piscina. Com ações desinfetante, clarificante e algistática.

 

Tablete: indicado para cloração contínua e automática em cloradores e dosadores

CLORO ESTABILIZADO GENCO TABLETES: Ideal para piscinas expostas ao sol. Dispõe de 90% de cloro ativo disponível.

GENCO TABLETES MÚLTIPLA AÇÃO “3 EM 1” T-200: Ideal para todos os tipos de piscina. Com ações desinfetante, clarificante e algistática.

CLORADORES FLUTUANTES E DOSADORES DE CLORO: Linha de equipamentos para uso dos tabletes. Além do baixo custo, a operação é simples e prática.

 

Automática: indicado para produção de cloro in loco

GERADORES DE CLORO: Ideal para piscinas residenciais, clubes e academias. Recomendados para pessoas que não dispõe de profissional ou de tempo para realizar tratamento.