• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

Revistas Edição 27



A ÁGUA MOLDANDO O FÍSICO DA TERCEIRA IDADE 
 
 
A hidroginástica uma das atividades físicas mais democráticas. Não impõe limites de idade, não é necessário ter condicionamento físico privilegiado e muito menos estar com a saúde em dia para praticá-la. Por isso os médicos a prescrevem largamente a seus pacientes com problemas de coluna e articulação. E melhor do que tudo: seus efeitos são percebidos mais rapidamente do que na ginástica convencional.
 
O sucesso da hidroginástica, principalmente para a terceira idade, se deve à leveza através da flutuação, que o meio líquido proporciona. O idoso geralmente tem peso acima do normal e muitas vezes leva uma vida sedentária, por isso e difícil para ele tos. No saltar, meio correr, liquido fazer ele pode alongamento ser um pouco mais ousado. Na água apessoa sente menos dores e consequentemente fica mais segura para se exercitar.
 
A resposta fisiológica do organismo dentro d'água e toda em relaxamento. Ao mesmo tempo em que e feito um exercício puxado, que exige força, a água proporciona um efeito massageador e um trabalho muito mais adequado e eficiente. 
 
Normalmente, a temperatura ideal para estes exercícios é de 28 °C porque a água muito quente afeta hipertensos e aumenta o consumo de oxigênio, dificultando exercícios cardiorrespiratórios mais intensos. É possível também trabalhar na piscina fria, mas não e tao interessante porque pessoas na terceira idade demoram um tempo maior para se aquecerem, a menos que estejam habituadas a temperatura da água o tempo de exercícios acaba sendo menor e mais intenso. O ideal e uma hora três vezes por semana.
 
 
Vantagens que a prática regular proporciona 
 
Cerca de 90% das pessoas que recorrem a hidroginástica estão procurando uma alterativa, pois necessitam participar de um programa de exercícios físicos. Os problemas mais comuns sio os de coluna, articulação ou respiratórios. Com os exercícios os alunos desenvolvem coordenação motora, o que facilita o aprendizado da natação, força nos membros e aumentam a capacidade cardiorrespiratória. Os efeitos produzidos pela hidroginástica são considerados tao bons ou melhores do que os obtidos bons nos métodos convencionais.
 
A nível ou de melhores saúde, além que dá a parte fisiológica do aprimoramento das  capacidades físicas, a pessoa vai obter resultados num espaço de tempo relativamente curto, porque os exercícios não cansam tanto e acabam sendo realizados mais intensamente. O tempo médio para o aluno ficar com uma boa condição física normalmente e de seis meses de aulas regulares.
 
A prática da hidroginástica beneficia ainda outros aspectos da vida do idoso. Sua circulação melhora muito e ele passa a dormir melhor porque fica mais relaxado. Mesmo os obesos perdem algum peso em nível de gordura. O próprio trabalho muscular e a atividade conjunta diminui a ansiedade de ficar comendo.
 
A única exigência da hidroginástica e que as pessoas que nunca tenham feito nenhuma atividade física façam um exame médico e, para os que tem mais de 40 anos e exigido um teste ergométrico para avaliação dos limites (normalmente feito na própria escola). O tempo cronológico não vale para a hidroginástica. Existem alunos com mais de 80 anos e que tem ótimo desempenho. Eu costumo dizer aqueles que vem me procurar que o sinal de que alguém está muito velho para desenvolver ele dizer qualquer que começa não a atividade vale só perguntar a pena ocorre por e que, quando passa a a recusar convites. E isso pode ocorrer em qualquer idade.
 
Observe a seguir a sequência de exercícios cardiorrespiratórios que criam um eleito coregráfico:
 
 
1° parte (A) 
 
Correr para frente de 6 a 8 tempos com circundação dos braços para a frente. Observar palma das mãos voltadas para cima, joelhos altos e colocar o pé inteiro no chão. 
 
Corrida estacionaria de 4 a 6 tempos, acompanhando a movimentação dos braços para baixo, frente, abrir e fechar. Repetir. 
 
- Correr para trás de 6 a 8 tempos com circundação dos braços para trás.
 
- Pés paralelos, pemas ligeiramente flexionadas, movimentar os braços alternadamente oito tempos.
 
 
2° Parte (B)
 
- Corrida estacionária. Elevar as pernas o mais alto possível de 8 a 10 tempos.
 
- Mãos na altura do quadril, chutar a perna, com pés flexionados, ora a direita, ora a esquerda. De 6 a 8 tempos.
 
- Braços flexionados atrás da nuca, abdômen contraído, saltitar de 4 a 6 tempos. Observar a flexão das pemas ao descer. Saltar em altura media.
 
 
3° Parte (C)
 
Pernas afastadas, braços estendidos na superfície da água. Deslocamento do tronco para direita e a esquerda. Oito tempos, alongando a região lateral do corpo. 
 
– Elevar os braços e fazer ligeira rota do tronco para direita e esquerda de 4 a 6 tempos. Não mantenha o quadril fixo. Deixe que ele complete a rotação junto, naturalmente.
 
 
4° - Parte (D)
 
Elevar e afastar as pemas simultaneamente, abrindo e fechando. Observe que os braços desçam até encostarem nas pernas (Polichinelo). Realizar 4 movimentos para frente, direita, atrás e esquerda. 
 
Final – Relaxamento
 
Se você estiver sozinho caminhe pela piscina ou realize uma pequena corrida suavemente, até que sua frequência cardíaca e temperatura corporal volte naturalmente ao normal. 
 
Se você estiver em grupo, faça um círculo. Uma pessoa em pé e a outra deitada, com pernas afastadas. Movimentar o círculo devagar, alternar.
 
Obs.: Realize todos os exercícios dentro do seu limite e de acordo com seu condicionamento físico. Caso tenha algum problema articular nos membros superiores, flexione ligeiramente os braços na 1ª parte. 






Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br