Revista Pool-life | Edição 67


A PRÓXIMA EDIÇÃO DOS JOGOS PAN-AMERICANOS TERÁ UM GOSTINHO PARA NÓS, BRASILEIROS, PORQUE SERÁ REALIZADA NA CIDADE MARAVILHOSA, CONFIRA COMO O RIO DE JANEIRO SE PREPARA PARA O EVENTO!
 
 
Ainda faltam dois anos para a abertura da 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerá entre os dias 13 e 29 de Julho de 2007, no Rio de Janeiro, mas as obras de planejamento e organização do evento estão a todo vapor. Com um projeto audacioso, a cidade carioca se prepara para receber 5.500 atletas de 42 confederações. O número é aproximado, e o projeto de revitalização da cidade e de criação de novas instalações é necessário. Ao todo, as competições serão realizadas em 17 locais, que não ultrapassam o raio de 25 quilômetros de distância. Na visita que fez ao Rio de Janeiro em junho deste ano, o Presidente da Comissão de Coordenação da Organização Desportiva Pan-Americana, ODEPA, e membro do Comitê Olímpico Internacional, Júlio Maglione fez elogios às obras, como informou o site do Comitê Olímpico Brasileiro, COB: “O trabalho de organização é realmente excelente, e são extraordinárias as instalações esportivas a serem utilizadas. Tomando por base esta visita, podemos dizer que o Rio e o Brasil têm capacidade para serem candidatos a eventos de maior envergadura, como os Jogos Olímpicos de 2016”.
 
Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, também realizados de quatro em quatro anos, que incluem esportes do Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Ao longo desses quase 55 anos, já passaram por todos os cantos do continente, desde o extremo Norte, em Winnipeg, Canadá, sede das edições de 1967 e 1999, até o Sul, em Mar Del Plata, Argentina, que recebeu os Jogos de 1995. Também não será a primeira vez que a competição pousa em solo brasileiro. Em 1963, São Paulo sediou a quarta edição do evento. Os Jogos foram um sucesso, mobilizando a cidade a ponto de reunir cerca de 40 mil pessoas na cerimônia de abertura, realizada no Estádio do Pacaembu.
 
A edição de 2007 também promete ficar para a história. Entre as reformas que chamara a atenção estão a do Complexo Esportivo do Maracanã e a do Complexo Esportivo do Autódromo de Jacarepaguá. O Complexo do Maracanã é formado pelo Estádio do Maracanã, um dos maiores símbolos da cidade do Rio de Janeiro, construído em 1950 e que abrigará as finais do futebol, a chegada da maratona e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, pelo Ginásio do Maracanãzinho, construído quatro anos mais tarde e que será sede do vôlei, e pelo Parque Aquático Júlio Delamare, concluído em 1978, e que receberá as competições de polo aquático. O Complexo Esportivo do Autódromo, a apenas 10 km da Vila Pan- americana, receberá em sua área de cerca de 1 milhão m2 novas construções, como a Arena Olímpica, onde acontecerão as competições de basquete, ginástica artística e trampolim acrobático; o Velódromo da Barra para as provas de pista do ciclismo; e o Centro Aquático Nacional para a natação, a natação sincronizada e os saltos ornamentais.
 
Contabilizando os dois complexos, os esportes aquáticos terão capacidade para abrigar 15 mil pessoas. Quem pretende acompanhar de perto as braçadas de nossos atletas já pode fazer a programação de datas das competições (veja quadro com locais e datas das provas). Até lá, acompanhe as novidades no site www.cob.org.br/pan2007.
 
 
Thaís Lauton

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br