Revista Pool-life | Edição 68


REUNIR ITENS COMO SPA SUSPENSO, CASCATA, CHAFARIZ, DECK E AQUECIMENTO O SUFICIENTE PARA TORNAR UMA PISCINA COBIÇADA. PODER USÁ-LA DURANTE O DIA E À NOTE É UM LUXO QUE OS MORADORES DESTA CASA PODEM DESFRUTAR…
 
 
O cenário conquista logo de cara.
 
Centralizada em uma área externa com exuberantes 1 mil m2 de jardim, a piscina é a vedete desta casa, em Sorocaba, interior de São Paulo. A fim de valorizar o principal elemento de lazer da família, o arquiteto paisagista Sérgio Gonzalez mudou radicalmente o visual antigo com azulejos, quando foi chamado para reformar a casa.
 
Em vez de remodelar a construção original, o arquiteto foi além. Cobriu totalmente a piscina antiga com uma laje e a transformou em um reservatório de água com 50 m3 de volume.
A elevação planejada do nível do solo trouxe integração entre a casa e a área externa, e deu margem a uma criação mais ousada: uma piscina de formas irregulares, de 70 m2, com spa elevado.
 
“Aproveitei o desnível de 1,5 m de altura entre o novo patamar da piscina e a parte mais alta do terreno para conceber um spa”, diz Gonzalez. Com capacidade para até seis pessoas sentadas confortavelmente, o spa possui jatos de hidromassagem espalhados pelas paredes superiores e inferiores, e é aquecido com trocador de calor.
 
A piscina, construída em alvenaria estrutural, recebeu revestimento interno de pastilhas de vidro espanholas e externo de placas de concreto artesanal, da Solarium. O acesso entre os pavimentos que abrigam piscina e spa é feito por uma escada com o mesmo revestimento. Ao fim dela, um deck de ipê permite um agradável descanso à beira da piscina.
 
Não bastassem todos esses diferenciais, o que torna a piscina e o spa as atrações do lazer é a possibilidade de utilizá-los a qualquer hora do dia. Além dos refletores convencionais espalhados pela piscina, Gonzalez acrescentou uma iluminação externa, feita com Daicrow Blue. “As lâmpadas ficam no alto dos dois exemplares de pau-ferro, logo à frente da piscina. Quando acesas, criam um efeito luminoso muito semelhante ao da fibra ótica”, diz Gonzalez.
 
Ao longo da borda, outra atração: quatro pontos de água que, quando acionados, criam um chafariz dentro da piscina.
 
A mureta que separa spa e piscina conta com duas bolas de granito bruto, encomendadas especialmente do artesão mineiro José Maria Mendonça. Ao redor, merecem destaque os vasos de porcelana da L’Oeil, que trazem espécies como buxinhos podados e bambus-mossô.
 
Para aumentar o campo de visão da piscina, uma das providências do arquiteto foi a transformação da fachada da casa. “Troquei as paredes de tijolo à vista por vidros fixos. Não há mais barreiras visuais entre as áreas sociais — salas e escritório — e de lazer”, acrescenta Gonzalez.
 
Soma-se ao ambiente de relaxamento uma fonte com espelho d'água, especialmente projetada entre o escritório e a piscina. Como é mantida todo o tempo em funcionamento, produz um barulhinho relaxante, irresistível!
 
Thaís Lauton
 
 
JOSÉ MARIA MENDONÇA 
(32) 3799-8790 
9981-1270
 
L’OEIL
(11) 3085-3211
 
SÉRGIO GONZALEZ 
(15) 3232-8490 
 
SOLARIUM 
0800-774-4747 

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br