Revista Pool-life | Edição 70


Na terceira idade a atividade propicia melhora física nas atividades do dia-a-dia, além de promover o bem-estar e elevar a auto-estima. 
 
Não é novidade para ninguém que a natação é uma das atividades físicas mais indicadas para qualquer faixa etária. Entretanto, para as pessoas acima dos 60 anos o esporte oferece ainda mais benefícios. Isso porque a prática regular fortalece os músculos e ajuda na recuperação da coordenação motora, o que acaba refletindo nas atividades cotidianas. “Os alunos dessa faixa etária falam muito sobre a melhora em procedimentos simples do dia-a-dia deles, como levantar do sofá ou subir uma escada”, afirma Vicente Furlaneto, professor de natação da Academia Competition, Unidade Paulista. 
 
Além de facilitar os movimentos, a natação corrige a postura, melhora o sistema cárdio-respiratório e circulatório, previne doenças como a hipertensão, ajuda a reduzir o consumo de medicamentos e também propicia melhora da auto-estima, do bem-estar psicológico e até do raciocínio dos idosos. “Faz bem para o corpo e para a cabeça”, resume o professor que comanda doze alunos da melhor idade. Entre eles está Daphinis de Lauro, de 83 anos, que nada há mais de 15 anos e é atleta de competição da academia. Campeão brasileiro em sua categoria, ele é a prova que querer é poder.
 
As aulas seguem a mesma dinâmica, independente da idade. Primeiramente, o aluno é adaptado ao meio líquido, depois começam os exercícios e treinamentos para a prática do nado nos quatro estilos. “No caso de atletas acima dos 60 anos, existe a possibilidade de adaptar exercícios que não possam ser feitos por limitações físicas. Um aluno que tenha problemas nos joelhos, por exemplo, vai receber um treinamento diferenciado. Já com os hipertensos, trabalhamos melhor a respiração”, explica Furlaneto. Apesar de não ter contra-indicações, a prática de atividades físicas requer certos cuidados. O mais importante é passar por uma avaliação física antes de iniciar as aulas e sempre respeitar seus limites. Nunca é tarde para começar!
 
Por Gamila Lucchesi 
 
Colaboração 
Academia Competition -Unidade Paunsta Rua Oncinato Braga, 520- Bela Vista 
(11) 3171-2m www.competition.com.br
 
Segundo estimativas da OMS, em 2025, o Brasil terá mais que o dobro da população idosa que tinha em 2002.

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br