• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 6
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 6
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

Revistas Edição 74



Berço da nova geração de campeões de natação, composta por nomes como: César Cielo, Felipe França, Nicholas dos Santos, Fabiana Okimoto, o clube Pinheiros (de São Paulo), no mínimo, suscita curiosidade em saber como tantos talentos podem vir de um só lugar. Pensando nisso, Pool-Life abre a série especial de reportagem sobre os clubes do Brasil com um dos clubes que mais reúnem sucesso, talento e piscinas maravilhosas: o centenário clube Pinheiros.
 
Os atletas do clube chegaram ao final do Mundial de Roma (disputado de 26 de julho a 2 de agosto) com as quatro medalhas que tanto orgulharam os brasileiros. César Cielo, por exemplo, trouxe para o país duas medalhas de ouro, conquistadas nos 50 e 100m Livre. Dos 230 pontos alcançados pela equipe brasileira, 176 foram marcas dos atletas pinheirenses.
 
Investimento com resultado - Tanto sucesso se deve a uma combinação do esforço pessoal e talento dos atletas e investimentos em infra-estrutura, tecnologia e profissional feito pelo clube. Aos 110 anos, o Pinheiros é um dos maiores clubes poliesportivos do mundo, com uma área de 170 mil m² (80 mil m² construídos) que abriga nove piscinas, entre outros espaços para treinamento de atletas e para o lazer e o descanso dos sócios. 
 
Sem fins lucrativos, o clube investe R$ 19 milhões ao ano na infra-estrutura que serve ao lazer dos sócios e ao desenvolvimento de várias modalidades esportivas, entre as quais a natação, tanto no nível de base (escolinhas) como com a formação de atletas de ponta. Apenas as escolinhas têm mil alunos matriculados.
 
Nadadores como Manoel dos Santos e Gustavo Borges também se desenvolveram com o auxílio da equipe técnica e das piscinas do clube. “A gente procura manter atletas [de ponta] para que sirvam de espelho para as crianças. Isso acaba enchendo a categoria de base”, explica o diretor responsável pela natação, Marcelo dos Santos, filho do nadador Manoel dos Santos.
 
Além de atrair as crianças, o clube é procurado por outros atletas de auto-rendimento, o que potencializa o elenco. Eles querem contar com a infra-estrutura e o corpo técnico do Pinheiros, que tem Alberto Silva como seu principal técnico; além de um time com fisioterapeutas, preparadores físicos e outros profissionais.
 
Mas, o principal diferencial apontado por Marcelo para explicar os resultados do clube é a avaliação biomecânica dos atletas, com a qual os movimentos sob a água são atentamente analisados para serem aprimorados (leia ao lado).
 
NÚMEROS IMPRESSIONANTES
 
16 Modalidades Olímpicas
Treinamento de 2.900 atletas
Investimento no incentivo ao esporte R$ 19 milhões/ano
Enviou 40 integrantes para a Olimpíada de Pequim(sendo 30 atletas = 11% da delegação brasileira)
Enviou 70 integrantes para o Pan - Rio 2007
Desde o I Jogos Pan-americanos, já enviou 230 atletas e conquistou 170 medalhas Pan-americanas
 
MEDALHAS OLÍMPICAS NA NATAÇÃO
 
- Cesar Cielo (Pequim 2008 - ouro e bronze)
- Gustavo Borges (Barcelona 1992 - prata, 1996 prata e bronze, Sydney 2000)
- Manuel dos Santos (Roma 1960  - bronze)
 
ESTRUTURA FÍSICA
 
24 Quadras de Tênis
9 piscinas
8 Quadras Externas
7 Ginásios 
3 Campos de Futebol
 
Jovens talentos – O clube também criou o Projeto Olímpico, que conta com recursos da Lei de Incentivos ao Esporte para financiar dois projetos de formação de atletas não-profissionais e dos talentos que irão despontar nos Jogos Pan-americanos de 2011 e nos Jogos Olímpicos de 2012. No primeiro caso, serão formados cerca de 600 atletas, entre 14 e 19 anos, em 15 modalidades. 
 
No segundo caso, o projeto é atender 65 atletas (sendo 20% paraolímpicos) e 11 técnicos com objetivo de alcançar a classificação de 85% (55 atletas) para os Jogos Pan e Parapanamericanos de Guadalajara e 70% (45 atletas) para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. “É uma grande oportunidade que o clube tem para captar recursos e financiar o Esporte”, enfatiza Manoel dos Santos.
 
Para isso, o clube arrecada recursos junto a pessoas físicas e jurídicas. No caso das Pessoas físicas, que façam a declaração do imposto de renda na forma completa, podem doar 6% do imposto de renda devido. Já as pessoas jurídicas podem doar ou patrocinar até 1% do imposto total anual sem qualquer ônus para a empresa, desde que tenha base de cálculo pelo lucro real. 
 
Orgulho – Tanto investimento e tantos resultados deixa quem trabalha no Pinheiros orgulhoso de poder contribuir com o Esporte brasileiro. “É um grande privilégio estar nessa situação de diretor. O meu pai foi atleta do Pinheiros. É muito bacana poder ajudar na formação desses atletas”, afirma Manoel dos Santos, que junto ao seu irmão também representou o clube em competições pelo Brasil a fora.
 
Para o responsável pelo tratamento da água das piscinas por onde passam tantos talentos, Luiz Fernando Machado, é uma satisfação pessoal e profissional poder contribuir com esses resultados. “É a satisfação de realizar um bom trabalho em equipe, em saber que o resultado do nosso trabalho é o resultado do atleta. É uma satisfação total”, diz.
 
7,5 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA MUITO BEM TRATADOS
 
O clube Pinheiros tem um conjunto de piscinas que não deixa nada a dever aos maiores parques aquáticos do país. São nove piscinas, incluindo uma olímpica e outra onde os atletas treinam saltos ornamentais. Por elas, todos os dias passam cerca de 800 pessoas, que utilizam as piscinas para recreação, escolinha de natação e para treinamento.
 
Tudo isso requer atenção da equipe técnica, responsável pelo tratamento dos 7,5 milhões de litros d’ água que circulam pelas piscinas do clube. Trabalho de profissionais como Luiz Fernando Machado, que coordena o tratamento, junto a uma equipe composta por 12 pessoas, incluindo um profissional formado em Química.
 
O Pinheiros optou pela instalação de geradores de cloro nas piscinas internas, que utiliza o sal comum para a fabricação do cloro. Com isso, a água é periodicamente clorada. O sistema foi escolhido porque é “um processo natural, que faz bem à saúde, barato e muito benéfico para a qualidade de vida [dos usuários]. É muito saudável, principalmente para o atleta, que fica muito tempo embaixo d’água”, aponta Luiz Fernando.
 
Já nas piscinas externas é utilizado gás cloro, cujos cilindros estão instalados em cada uma das piscinas. “Tem custo baixo e é bastante eficiente. Funciona há mais ou menos 30 anos”, avalia o técnico.
 
Os sistemas funcionam 24h, todos os dias. A cada duas horas, os técnicos medem o Ph e analisam a qualidade da água. Além dessa atenção constante, a cada três meses é feita ainda uma análise bacteriológica em laboratório. “A gente sabe que qualquer descuido pode ser fatal”, salienta o coordenador.
 
OLHAR CLÍNICO COM A BIOMECÂNICA
 
Uma das explicações para os atletas do clube despontarem nas competições nacionais e internacionais é o trabalho de Paulo César Marinho, responsável pela análise biomecânica dos atletas do clube e da seleção brasileira de natação. 
 
O ângulo das braçadas, as saídas, o deslocamento de água provocado pelo nadador, a velocidade; tudo é filmado em baixo d’água, medido e comparado para que a performance do atleta seja aperfeiçoada. “O grande segredo foi desenvolver know how para passar para o treinador”, afirma Paulo César. A partir desse trabalho foi possível, por exemplo, melhorar a coordenação das braçadas de Felipe França.
 
Os vídeos também são exibidos para as crianças que estão nas escolinhas de natação, com o objetivo de fazê-las se inspirar nos movimentos corretos e ágeis de nadadores como César Cielo para que possam buscar marcas semelhantes. São realizadas clínicas, em que, de forma lúdica, as crianças são incentivadas a reconhecer o que é certo ou errado nas imagens. “A idéia é que daqui a um ano os garotos do Pinheiros também sejam referenciais”, planeja. Alguém duvida que o projeto vai dar certo?






Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br