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Revistas Edição 85

Piscina e Segurança


LOJAS REABREM COM LIMITAÇÕES 
Associações ligadas a lojistas de shopping e de rua criaram protocolos de higiene e distanciamento social 
 
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), o Brasil possui 577 shopping centers que representam um universo de 105 mil lojas, geram aproximadamente 1,5 milhão de empregos e recebem um público de cerca de 450 milhões de pessoas por mês (mais de duas vezes­­ a população brasileira). Desde meados de março, quando começou a pandemia de covid-19, todos esses comerciantes fecharam as portas e só começaram a retomar as ativida­des em julho, quando alguns muni­cípios passaram a flexibilizar o isolamento. Para isso, foi criado um protocolo com vários compromissos para a reabertura das lojas, o que garante total segurança a ­consumidores, lojistas e atendentes. 
 
Assim, quem for a qualquer ­shopping center no Brasil terá a temperatura avaliada na entrada e vai receber álcool em gel a 70% para limpar as mãos. Além disso, cada loja tem de expor na vitrine a capacidade de clientes que pode entrar de cada vez, de acordo com a área, e quais cuidados devem ser tomados. “É muito importante falarmos que, se a segurança do shopping identificar uma loja com mais clientes do que o permitido, tem autorização para pedir com educação que o excedente saia do estabelecimento e aguarde para retornar”, explica o diretor institucional da ALSHOP, Luis Augusto Ildefonso. As praças de alimentação também foram autorizadas a reabrir em várias cidades, mas com as mesas separadas por 2 metros de distância e cadeiras a 1,5 metro entre uma e outra. Os clientes podem sentar-se à mesa, mas não podem comer em pé ou tomar sorvete pelos corredores do centro de compras.
 
Pesquisa recente da ALSHOP indicou que 80% dos lojistas acreditam que o comércio só retornará aos parâmetros próximos da normalidade (pré-pandemia) em dezembro, o que poderá reduzir o prejuízo da categoria – que levou ao fechamento de 15 mil lojas e à perda de aproximadamente 120 mil empregos. “Esperamos que a vida volte à normalidade em breve para que o setor retome as atividades, sempre colocando a saúde de todos em primeiro lugar. Desejamos isso para o bem da economia do Brasil e para a vida dos brasileiros, mas não queremos dar nenhum passo que afete a saúde”, ressalta o diretor. 
 
 
COMERCIANTES DE RUA
 
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) preparou uma cartilha para orientar a retomada das atividades econômicas do setor de comércio e serviços de rua – o que inclui lojas de produtos para piscinas. O material contém importantes orientações para que todos os comerciantes cumpram os protocolos, que incluem a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel a 70%. “Os estudos confirmam que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente em ambientes fechados e com aglomeração, e são essas situações que devem ser evitadas”, enfatiza o porta-voz da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo.  
 
Com mais de 200 mil lojas de rua somente na cidade de São Paulo, a expectativa é positiva com a reabertura, mesmo que gradual. Com a liberação de academias e a ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua e dos shopping centers por duas horas a mais na cidade, no início de julho, o movimento médio já aumentou 19%. “Com a extensão do horário, gradativamente o consumidor tem voltado às compras. Estão todos procurando se adaptar a esses novos tempos e, especialmente, se resguardar do vírus”, relata Marcel Solimeo. Para obter a cartilha, basta acessar o site https://acsp.com.br/cartilha/s/cartilha-proposta-de-­reabertura-gradual-do-comercio, e preencher o formulário. 
 
Algumas regras nos shoppings
 
    • Abertura de lojas em horário reduzido, permitindo que os estabelecimentos funcionem em apenas um turno
 
    • Controle de entrada dos clientes conforme metragem do estabelecimento
 
    • Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial
 
    • Nos restaurantes com salão interno será adotado maior distanciamento entre as mesas. Nas praças de alimentação, as mesas serão distanciadas ou terão seu uso alternado, evitando aglomerações
 
    • Em lojas âncora, de maior metragem, controlar o acesso dos clientes com funcionários, a fim de orientá-los sobre os novos procedimentos
 
    • Mapear a distância entre clientes com identificação nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso
 
    • Usar unifilas ou outro suporte para distanciar os clientes dos atendentes do caixa, ou instalar placas de acetato com abertura inferior para a cobrança em papel moeda ou em máquinas de cartões devidamente higienizadas, seguindo um protocolo igualmente rígido
 
    • Colaboradores das lojas usarão materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais (face shields), álcool gel e luvas (para os que lidam com papel moeda)
 
    • Os bebedouros só poderão ser utilizados com copos, para evitar contaminação por saliva
 
    • Não serão recomendadas provas de peças, mas, caso haja necessidade, as cabines devem ser higienizadas. A devolução de peças após a prova deverá ser feita em um roller ou em balcão de apoio
 
    • Em lojas de sapatos serão fornecidas meias descartáveis para prova de calçados, e marcadores de piso para manutenção do distanciamento social. Bancos comuns nestes estabelecimentos devem ser higienizados com frequência e alguns assentos deverão permanecer bloqueados para que nenhum 
 
    • Reforçar a higienização total de provadores (porta, mecanismo de abertura e travamento, e espelho)cliente sente ao lado do outro
 
    • A fila de provadores deverá ter marcações no chão, respeitando o distanciamento entre os clientes
 
    • A loja fará limpeza e higienização constante das áreas comuns como piso, espelhos e outros equipamentos
 

Revista da Piscina - Agosto 2020







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