Edição 81 - Primavera/Verão 2018


reportagem: Luciana Caczan
 
Laura Muzel chegou à piscina por questões de saúde aos quatro anos de idade e logo criou uma relação de identidade com a água. Embora nunca houvesse pensado em se tornar uma atleta profissional, estava claro que algo novo se iniciara.
 
Após alguns anos, a pequena Laura foi convidada para participar de um teste e fazer parte do grupo de treinamento pela Associação Suzanense de Esportes Aquáticos sob o comando, a princípio, do técnico José Roberto Mattos. Com uma rotina de treinos intensa, aos 9 anos Laura enfrentou seu primeiro desafio: uma maratona de águas abertas no mar de Santos.
 
O avanço na carreira permitiu que ela integrasse a equipe principal, comandada pelo técnico Marcos Roberto Apolinário, o Marcão, com quem trabalha até hoje. Foi na piscina que Laura se destacou e, por sugestão de Marcão, deixou as maratonas de águas abertas para que seu treino fosse cada vez mais focado e os resultados cada vez melhores.
 
De acordo com o técnico, Laura é uma atleta de meio fundo, o que faz com que a adolescente se torne uma promessa nas modalidades das provas que participa. Dentre as principais conquistas, Laura é bicampeã recordista na prova de 200m peito no Campeonato Paulista, bicampeã de 400 m medley no Campeonato Paulista e campeã brasileira de inverno e verão. 
 
 
Hoje, sempre acompanhada de perto pela mãe Fabiana, a adolescência de Laura é dividida entre os estudos e a piscina. Laura treina cerca de seis dias por semana e passa mais de cinco horas por dia dentro da água.
 
Treinos e campeonatos fazem parte da rotina diária da atleta juvenil II que sonha alto. Laura reconhece que, para as Olimpíadas de 2020, suas chances são para a posição de reserva. Porém, a aposta é que a atleta participe das Olimpíadas de 2024.
 
Como a natação é um esporte de custo alto para o atleta, Laura precisa de mais ajuda para continuar competindo.
 
“Temos alguma ajuda, mas Laura vem participando de mais campeonatos por causa dos bons índices que está alcançando e a dificuldade financeira vai aparecendo”, confessa Fabiana Muzel, mãe da atleta.
 
E continua: “toda forma de patrocínio ou colaboração é sempre muito bem-vinda, independentemente do valor ou do produto, para melhorar o desenvolvimento da Laura dentro do esporte.”
 
Enquanto esperam pela ajuda extra, Laura e Fabiana se preparam para enfrentar a agenda do segundo semestre do ano.
 
A atleta participou do Campeonato Troféu José Finkel, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de agosto no Clube Pinheiros. Laura teve a oportunidade de nadar ao lado de atletas olímpicos, que disputavam uma vaga para o campeonato mundial que acontecerá na China.
 
“Foi emocionante vê-la nadando lado a lado com os nadadores olímpicos”, destacou Fabiana, orgulhosa da filha.
 

 


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br