• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

BLOG 20/8/2020


Covid-19: Check list para natação e hidroginástica
por Marcelo Barros de Vasconcellos
 
 
Segundo pesquisadores australianos, o exercício diário pode contribuir, nos indivíduos, para o bem-estar físico, psicológico, emocional1. Ademais, grupo de pesquisadores, da Itália, EUA, Espanha, Hungria e China afirmam que o exercício pode também promover aptidão cardiorrespiratória; longevidade; ajudar a combater algumas comorbidades como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas graves; reduzir os efeitos nocivos associados à quarentena no cérebro e aumentar o sistema imunológico2.
 
Mesmo ciente dos benefícios da prática da atividade física, antes de tomar a decisão de reabertura da piscina para aulas de natação e hidroginástica, procure planejar ações para minimizar os riscos de contágio da Covid-19 e garantir a segurança das pessoas envolvidas no estabelecimento, direta e indiretamente. 
 
Os proprietários das academias devem avaliar se o benefício econômico compensa o risco de vida e de processos judiciais ao reabrir o espaço de maneira imprudente. Os alunos devem avaliar se os benefícios à saúde por meio da prática de atividades aquáticas, com distanciamento físico, compensam os riscos para si e para os demais, pois ainda que estejam sem sintomas da Covid-19 podem ser o vetor da disseminação da doença para outras pessoas e, por isso, a triagem diária e monitoramento constante dos alunos será importante.
 
A seguir consta uma sugestão de lista de verificação (check list) para ser usado nas instalações aquáticas que oferecem aulas de natação e hidroginástica quando os estabelecimentos aquáticos forem autorizados a funcionar. A construção da lista foi feita com base na pesquisa das recomendações e protocolos para reabertura segura das piscinas feitas pelas Federações Internacional e Estaduais de Natação, Organização Mundial da Saúde, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Associação Brasileira de Academias e Conselho Regional de Educação Física.
 
As ações propostas no check list se referem a quatro momentos de como o aluno deve agir para minimizar o risco de contaminação/transmissão da Covid-19: 1º momento antes de ir à escola de natação, 2º momento antes de entrar na piscina, 3º momento ao usar a piscina e 4º momento ao sair da piscina, após aula de natação ou hidroginástica. Após a organização dos itens que constam neste check list de cada etapa foi feita uma pesquisa com pessoas ligadas ao segmento aquático com o objetivo de verificar o conhecimento dos protocolos de prevenção da Covid-19 e analisar as sugestões destes profissionais de saúde ligados as atividades aquáticas. 
 
O resultado da Pesquisa com (n) 133 pessoas do segmento aquático, composta de donos (16,5%), coordenadores (17,3%), professores (53,4%) e estagiários (12,8%), entre os dias 13 e 17 de junho de 20203, mostrou que o percentual que concordam com todas as medidas a seguir que o aluno deve realizar em cada um dos 4 momentos foi de 90,8% para as recomendações antes de ir à escola de natação, 93,1% para antes de entrar na piscina (dentro d’água), 95,3% para durante o uso da piscina e 96,9% para ao sair da piscina. Estes resultados mostram que as maiores prevalências de dúvidas estão sobre como eles devem gerenciar o primeiro contato com alunos na escola de natação e hidroginástica.
 
Check list do 1º momento ✓
 
O que o aluno deve fazer antes de ir à escola de natação e hidroginástica 
 
1.Informe ao professor se teve contato pessoal, sem proteção, com alguém que teve Covid-19 nos últimos 15 dias; 
2.Agende previamente sua aula e chegue poucos minutos antes dela dar início;
3. Verifique se outros alunos farão aula com você, principalmente se você tiver mais de 65 anos;  
4. Só vá a aula se você estiver se sentindo bem, em bom estado de saúde e de máscara; 
5.Verifique se os funcionários/professores estão livres de doença e capacitados a lidar com a nova situação;  
6.Traga uma garrafa cheia de água para evitar tocar na torneira ou na alça da fonte de água;  
7.Vista seu traje de aula em casa, preferencialmente;
 
Check list do 2º momento ✓
 
O que o aluno deve fazer antes de usar a piscina (ainda fora d’água) 
 
1.Se submeta a triagem na entrada para identificar se está sem doença (assintomáticas ou não); 
2.Evite tocar, se possível, em portas, cercas, bancos, maçanetas, etc.;  
3.Use máscara e chinelo até a chegada à piscina;  
4.Higienize as mãos e equipamento técnico (óculos) com álcool em gel a 70% ou use água e sabão desinfetante; 
5.Se necessário, use o vestiário, para tirar as roupas e deixá-las dentro da bolsa, lave as mãos com água e sabão; 
6.Mantenha espaço entre usuários durante percursos /vestiários a fim de evitar aglomerações;
7.Tome banho para remover as impurezas normalmente encontradas nos corpos; 
8.Pise no lava pés ou tapete com substância higienizadora;  
9.Pendure sua toalha ou roupão de forma individual no suporte da área da piscina; 
10.Verifique se você não precisa ter o apoio físico do professor, ele evitará estar na água, pois é prioritário manter a distância segura de pelo menos 2 m de distância.
 
Check list do 3º momento ✓
 
O que o aluno deve fazer ao usar a piscina (estando dentro d’água)
 
1.Não faça contato físico com outras pessoas como aperto de mãos ou abraço;                  
2.Se exercite distante dos seus colegas e mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância deles; 
3.Evite tocar em seu rosto;                             
4.Não compartilhe alimentos, bebidas ou equipamentos;                       
5.Ao pausar, mantenha uma distância física adequada de outros alunos;                     
6.Evite usar equipamentos e só utilize se foi desinfetado previamente;                             
7.Certifique-se que o seu professor irá usar alguma máscara ou proteção facial caso você precise ter o apoio físico dele. 
 
Check list do 4º momento ✓
 
O aluno deve fazer após usar a piscina (ao sair da água)
 
1.Coloque sua máscara;                                         
2.Lave bem as mãos ou use álcool em gel 70%; 
3.Evite usar o vestiário;                                         
4.Banhe-se em casa, preferencialmente;        
5.Não faça confraternização;                               
6.Deixe as instalações o mais rápido possível; 
7.Exija higienização das escadas, balizas e bordas da piscina.
 
Há alunos que se exercitam na natação e hidroginástica por recomendação médica, seja para realizar exercício apenas na água em função do estado de saúde (artrose, osteoporose, obesidade, fibromialgia), gestação ou em função de doenças respiratórias (bronquite, asma, rinite). Mas, há aqueles que buscam o exercício aquático pelos diversos benefícios que a atividade no meio líquido oportuniza. Para ambos os grupos, os que só podem fazer exercício na água ou para os que escolheram dela se beneficiar, esse período de fechamento das academias mudou o seu jeito de almejar voltar a estar dentro da piscina.  
 
Para muitas pessoas, não se trata apenas de fazer atividade física benéfica na água e sim de retornar ao ambiente que lhe dá vida. Quem se exercita ou trabalha no meio líquido, neste período de fechamento, se sente um peixe fora d’água ou peixe colocado preso em um aquário. Ao assumir que o aluno foi obrigado a ir para o aquário, saiba que lá é possível manter a vida destes peixes por um período de tempo, mas o peixe necessita renovar o oxigênio, trocar de água, ter mais espaço para se deslocar e ver outros peixes. 
 
Que a piscina possa voltar a ser um local totalmente seguro para nadar e se exercitar. Que novos estudos possam, em breve, criar uma vacina para Covid-19 e um tratamento eficaz para doença. Agradeço ao David Szpilman pelas sugestões para elaboração da pesquisa. 
 
Referências:
 
1. Hughes D, Saw R, Perera NKP, Mooney M, Wallett Al, Cooke J, Coatsworth N, Broderick C. The Australian Institute of Sport framework for rebooting sport in a COVID-19 environment. J Sci Med Sport. 2020;23(7):639-63.
2. Woods J, Hutchinson NT, Powers SK, et al.  The COVID-19 Pandemic and Physical Activity. Sports Medicine and Health Science. 2020; Epub.
3. Vasconcellos, MB. Uso de máscara e protetor face shield nas atividades aquáticas. Revista Empresário Fitness & Health. Julho de 2020.
 

 

Sobre o autor

 
 Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos
 
Marcelo Barros de Vasconcellos é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Atividades Aquáticas, Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Nutrição, autor dos livros Natação Monitorada e  Hidrovariações.
 

 



Compartilhe


Publicidade publicidade

Últimas Edições


EDIÇÃO 95
Paisagismo na área da piscina merece atenção


EDIÇÃO 94
Esporte é estímulo positivo no autismo


EDIÇÃO 93
Cuidados permitem uso de piscinas por pets





Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br