• Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar
  • Sobre Nós
  • Revistas
  • Blog 1
  • Podcast
  • FAQ
  • Contato
  • Pesquisar

BLOG 29/7/2024


Cloro em tabletes completa 40 anos
Um dos cloros mais concentrados do mercado, o produto tem dissolução lenta e deixa a água clorada por mais tempo
 
 
 
Lançado em 1984 pela GENCO® para oferecer aos clientes uma cloração contínua e automática da água da piscina, o GENCLOR® Cloro Granulado Estabilizado GENCO® continua sendo um dos produtos com maior concentração de cloro do mercado. O produto chega a atingir até 90% de teor de cloro ativo e tem uma lenta dissolução na água. Com isso, mantém a piscina clorada por muito mais tempo quando comparado ao cloro granulado, quando ambos são dosados para manter a água em 2 ppm a 4 ppm (partes por milhão).
 
De acordo com o técnico em Química David Roca, que é representante da GENCO, além de manter o componente principal de cloro (ácido tricloro triazina-triona), os tabletes de cloro estabilizado GENCO® L.E. Cloro Granulado Múltipla Ação “3 em 1” contêm na fórmula produtos com ação clarificante e algicida que inibem a degradação do cloro pelos raios solares (UV). Com isso, o produto resulta em uma água pura, cristalina e saudável na piscina. “Já o tablete normal utiliza apenas o componente de cloro em sua formulação, com 90% de teor de cloro ativo”, detalha. 
 
O formato de pastilha também evita que o tratador faça confusão com a dose recomendada, o que pode ocorrer com o cloro granulado que, algumas vezes, é colocado em excesso na água e tende a causar irritação nos olhos e na pele dos usuários da piscina. “Dessa forma, as pastilhas de cloro proporcionam mais conforto e segurança para todos, desde que utilizadas nas dosagens recomendadas no rótulo do produto”, afirma o representante.
 
 
CLORADORES E DOSADORES AUTOMÁTICOS
 
Indicado para piscinas residenciais e institucionais, as pastilhas devem ser utilizadas em cloradores flutuantes ou dosadores automáticos. “Os cloradores flutuantes são colocados diretamente sobre a água da piscina e devem ser mantidos sempre limpos”, alerta o representante David Roca. Além disso, só devem ser utilizados com os tabletes de cloro – nenhum outro tipo de produto deve ser colocado nesses recipientes.
 
Para segurança dos banhistas, o clorador flutuante deverá estar em contato com a água apenas durante o período sem utilização da piscina. Assim, deve ser retirado imediatamente sempre que os banhistas forem entrar na água, para evitar contato dos produtos químicos do tablete com os usuários da piscina. Já os dosadores de tabletes são equipamentos instalados na casa de máquinas da piscina, juntamente com o sistema de filtro e bomba – na linha de retorno da água. Dessa forma, a água entra no dosador, dissolve os tabletes e retorna para a piscina com pequenas dosagens de cloro. “Durante o período de filtração, que vai de 6 a 8 horas diárias no verão, a água se mantém clorada constantemente”, garante o representante da GENCO
 
 
 
ÁGUA ESTABILIZADA É FUNDAMENTAL
 
Quando a água da piscina não está estabilizada, o residual de cloro se perde entre duas e três horas de exposição solar. Isso ocorre por causa dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Este tipo de raio, no geral, tem a capacidade de promover a degradação do teor de cloro ativo, removendo-o rapidamente da água. “Dessa forma, a água da piscina ficará desprotegida, facilitando a proliferação de vírus, bactérias e outros microrganismos”, detalha David Roca. 
 
Para evitar esse problema, é necessário adicionar um estabilizante na água que protegerá o cloro da ação dos raios ultravioleta. A água devidamente estabilizada com 25 ppm a 50 ppm de estabilizante vai promover a proteção do teor de cloro ativo. Segundo o representante, qualquer tipo de cloro para tratamento de água, ao ser adicionado, forma ácido hipocloroso – também conhecido como cloro ativo. O mesmo deve ser mantido entre 2 ppm e 4 ppm na água para o máximo de eficácia. Para efetuar a estabilização da água basta fazer a aplicação de cloros estabilizados utilizando um dos três tipos de cloro a seguir: GENCLOR Granulado, GENCLOR Tablete ou GENCO® L.E. Cloro Granulado Múltipla Ação “3 em 1”. 
 
Nos dias com alta intensidade solar e temperaturas elevadas ocorre um grande desperdício de cloro (cerca de 90%) e, por conseguinte, a água da piscina pode ter a sua segurança comprometida. “Quando o residual de estabilizante atinge cerca de 30 ppm pelo uso contínuo do GENCLOR®, a água da piscina fica estabilizada e não perde mais seu residual pela ação do sol”, detalha David Roca. Assim, além de fazer economia, o usuário terá a segurança de que sua piscina está com a água clorada, limpa e segura para uso de toda a família, incluindo bebês e idosos – que são mais suscetíveis aos riscos de uma água contaminada por microrganismos patogênicos.
 
 
DIFERENCIAL
 
David Roca ressalta que o grande diferencial entre o cloro em tabletes e o cloro granulado se deve ao fato da lenta e contínua dissolução do tablete, mantendo sempre a água com o residual de cloro necessário. Dessa forma, com a presença constante de cloro na faixa de 2 ppm a 4 ppm, a água estará sempre livre de microrganismos, algas, matéria orgânica e até mesmo sem a presença de larvas do mosquito da dengue (leia mais)
 
 
VOCÊ SABIA?
 
  • Quando foi lançado, em 1984, o tablete tinha 200g e era chamado de ‘a pílula da piscina’. Chamado de gigante, o tablete demorava de 10 a 15 dias para ‘dissolver’ na água dentro dos flutuadores.
  • Na época do lançamento, os técnicos da GENCO fizeram testes em piscinas durante uma temporada inteira para comprovar a eficácia do produto.
  • Em comparação com hipoclorito de cálcio e hipoclorito de sódio, o GENCLOR® Cloro Granulado Estabilizado GENCO® se mostrou mais eficaz no consumo por metro cúbico diário e mensal.
 
 
O TRATAMENTO DEVE CONTINUAR NO OUTONO-INVERNO 
 
O outono é o período em que as folhas caem para que as árvores e plantas economizem energia na estação mais fria do ano. No entanto, mesmo no período de baixas temperaturas, os microrganismos presentes na água vão continuar reagindo com toda matéria orgânica que cair na piscina, como folhas, insetos e outras impurezas.
 
Além disso, algas, bactérias e fungos podem proliferar de forma descontrolada em ambientes com pouco ou nenhum produto desinfetante, mesmo no frio, com resultados como mau cheiro, aparência repugnante e riscos para a saúde. Por isso, a limpeza e os cuidados com a piscina devem ser mantidos no outono-inverno, incluindo a remoção frequente de folhas e outros objetos estranhos da água. 
 
A aspiração do fundo da piscina e a escovação das paredes também continuará sendo necessária para manter o aspecto limpo e agradável da água. A frequência varia de acordo com o tamanho e a localização da piscina e poderá ser eliminada caso o proprietário utilize uma cobertura que impeça a queda de sujeira na água. 
 
A filtração diária também deve ser mantida para promover a oxigenação da água, manter a limpidez e homogeneizar a solução de cloro. A instalação de um timer programador para ligar e desligar a bomba do filtro todos os dias em horas pré-determinadas evitará o trabalho manual e o esquecimento.
 
 

Fonte: Revista Pool-Life ED.93

 


Compartilhe


Publicidade publicidade

Últimas Edições


EDIÇÃO 95
Paisagismo na área da piscina merece atenção


EDIÇÃO 94
Esporte é estímulo positivo no autismo


EDIÇÃO 93
Cuidados permitem uso de piscinas por pets





Sentimos muito orgulho desse trabalho e esperamos que você venha partilhar dele conosco e nossa valiosa e incansável equipe, que está sempre em busca de oferecer-lhe o melhor que existe para o setor, seja em produtos, entretenimento ou informação.

Links

  • Sobre
  • Revistas
  • Blog da Piscina
  • Podcast
  • FAQ
  • Política de Privacidade

Contato

Rua Santana de Ipanema, 262
Cumbica - Guarulhos - SP
07220-010
Telefone: 11 2146-2146
Email: marketing@genco.com.br

Redes Sociais

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das piscinas.

Copyright © 2024 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br