BLOG Pool-life | 5/6/2019


YOGA NA PISCINA 
 
Praticar Yoga na piscina é a uma modalidade de sucesso em diversas academias do Brasil. Artistas renomados nacionais e internacionais tornaram-se fãs desta modalidade. 
 
Praticada dentro de uma piscina, os seus exercícios são indicados para todas as pessoas que procuram uma atividade física de baixo impacto, porém, é intensa e revigorante, melhorando a capacidade física dos seus adeptos.
 
Conhecida também como Aqua Yoga, esta atividade física alia as práticas tradicionais da Yoga com a água da piscina.
 
Por ser feita na água, o impacto sofrido pelo corpo é quase imperceptível. Pessoas que possuam algum tipo de limitação, ocasionada por lesões ou fraturas, principalmente nas articulações, poderão fazer tranquilamente esta atividade.
 
 
Conheça 5 benefícios de praticar Yoga na piscina
 
Algumas pessoas possuem muita vontade de praticar uma atividade física, mas por conta de uma lesão sofrida ou até mesmo alguma limitação, acabam desistindo da ideia.
 
Existem algumas atividades físicas que são de baixa intensidade e pouco impacto. Essas são ideais para esse grupo de pessoas.
 
Os movimentos praticados na Aqua Yoga ou Yoga na piscina lembram bastante os da hidroginástica. Nesta modalidade, pode-se utilizar equipamentos ou não. Os equipamentos mais utilizados nessa prática são o “espaguete” e a “prancha de stand up”.
 
Praticar essa modalidade sem nenhum equipamento é a forma mais fácil e básica.
 
O Yoga na piscina possui inúmeros benefícios para o corpo humano como melhora da circulação sanguínea, aceleração do seu metabolismo, entre outros. Abaixo você pode conferir alguns benefícios que esta prática proporciona para sua saúde.
 
 
1. Melhora na qualidade de vida
 
A partir do momento que você começa a praticar uma atividade física, o seu corpo é inundado de substâncias que promovem bem-estar e prazer, por isso, um dos benefícios da prática desta modalidade é a melhora significativa da sua qualidade de vida.
 
Quem pratica atividade física possui um sistema imunológico muito mais forte e resistente e é mais feliz.
 
 
2. Equilíbrio físico e emocional
 
Os exercícios do Yoga são muito eficientes para promover equilíbrio e bem-estar a qualquer praticante.
 
De tradição milenar, os exercícios de Yoga servem não apenas para trazer benefícios para o corpo, e sim para a mente também.
 
Na prática da Yoga na piscina, são utilizadas diversas posturas do Yoga tradicional. Essas posturas, chamadas de ássanas, contribuem não só para o equilíbrio e fortalecimento físico, mas também para o equilíbrio emocional, pois para executar cada posição é fundamental estar concentrado e focado na atividade.
 
 
3. Alívio da insônia e depressão
 
Por trabalhar com muitos exercícios de respiração, quando você começa a fazer Yoga na piscina, o seu corpo sente um alívio e uma sensação de bem-estar quase que instantânea, aumentando os seus momentos de relaxamento.
 
O corpo, quando se encontra em estado de relaxamento, manda a insônia embora e facilita a chegada do sono.
 
Ter mais facilidade para dormir é um fator muito importante para a cura da depressão, pois a pessoa deprimida tem mais dificuldade de relaxar e pegar no sono.
 
 
4. Melhora do fortalecimento muscular
 
Exercícios de Yoga são ótimos para aumentar o tônus muscular. Esses benefícios só aumentam quando a prática ocorre debaixo d’água.
 
Mesmo que os exercícios sejam de baixo impacto, no momento da sua execução, um grupo grande de músculos está trabalhando para que aconteça a ação.
 
Este fortalecimento muscular se dá com a execução e prática de cada movimento. Ter um corpo fortalecido pode ser sinônimo, também, de maior flexibilidade.
 
5. Melhora na circulação sanguínea
 
Alguns problemas de circulação do sangue podem ser notados através de varizes e trombos presentes nos membros inferiores.
 
Muitos problemas de circulação sanguínea são provocados por pressão alta, colesterol alto e outras patologias.
 
Praticar atividade física é um dos remédios mais eficazes contra esse mal, mas é muito importante saber escolher a melhor atividade a se praticar.
 
Atividades de alta intensidade e com uma carga muito elevada podem não ser a melhor opção e, nesses casos, o Aqua Yoga é uma boa alternativa.
 
Experimente fazer a atividade de Yoga na piscina e sinta os resultados no seu corpo! Além de melhorar a sua circulação e fortalecer todo o seu organismo, a atividade também ajuda a proteger as suas articulações de possíveis lesões.
 
 
Fonte: ecofit

 


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br