7/2/2019 Esporte & Lazer


NADAR PARA MANTER A FORMA 

 
A natação contínua sendo um dos esportes mais completos para a modelação do corpo. Centenas de músculos são movimentados, a respiração passa a ser natural, sem esforço, e calorias são consumidas, deixando o corpo em boa forma. A natação pode ser utilizada como esporte competitivo, terapia ou simplesmente como uma forma de relaxamento para aliviar o stress do dia a dia. 
 
 
Independente da idade, altura e peso, a natação é uma ótima maneira para se manter a forma nestes meses de verão. 
 
A natação pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças a adultos da terceira idade. 
 
A partir dos três anos a criança já começa a ter noções de algumas modalidades e aos sete ou oito anos ela consegue distinguir e praticar todos os estilos: nado livre, nado de costas, peito e borboleta. 
 
Adultos que não tenham restrições físicas podem praticar todos os estilos. Podem, inclusive, combinar a natação com outros esportes como ginástica, musculação, etc. 
 
Para todas as idades, contudo, recomenda-se sempre consultar um médico antes de iniciar a prática da natação – ou de qualquer outra atividade física – para certificar-se de que tudo está bem com o organismo (para os integrantes da terceira idade, isto é essencial!). Além da avaliação médica, é preciso levar em consideração também o tipo de atividade que cada um teve anteriormente, se praticou algum esporte ou se foi sedentário o tempo todo, para se estabelecer o ritmo inicial da natação.
 
 
 
Mantendo a forma e melhorando a performance 
 
Médicos especialistas têm indicado a natação para seus pacientes manterem a forma física ou como terapia de apoio ao tratamento fisioterapêutico. Assim, pessoas com problemas musculares (distensão, tendinite, etc.), respiratórios (asma, bronquite) e de postura (coluna vertebral) entre outros, encontram na natação alternativa eficaz para, senão anular, pelo menos amenizar dificuldades físicas. 
 
Para as gestantes, nessa época, a natação é bastante útil para fortalecer a musculatura envolvida no futuro parto. Há exercícios aquáticos específicos para que a mulher possa se preparar melhor e ela pode nadar estilos de nado livre e de costas, de acordo com o ritmo recomendado, até bem próximo da época do parto, seguindo sempre as orientações de seu médico. 
 
A natação se destaca entre os outros esportes por não apresentar riscos de lesão, pois os movimentos são amenizados pela água. Atletas ou praticantes de outras modalidades esportivas quando se machucam procuram a natação para se reabilitar das distensões ou outros problemas.
 
A natação desenvolve bem toda a musculatura, aumenta a capacidade cardio respiratória e, através de seus exercícios aeróbicos, pode ajudar na velocidade de movimentos do corpo dentro e fora da água. A pessoa que nada pode melhorar e muito a sua performance em outros esportes devido aos exercícios de respiração invertida*, flexibilidade e alongamento dos músculos do corpo. Um atleta que corre, por exemplo, pode complementar ou aperfeiçoar seu condicionamento físico com a natação, seja ao melhorar o alongamento de seus músculos ou respiração. 
 
comparação com outras práticas esportivas, a natação inverte a maneira de respirar – a pessoa inspira (puxa o ar) pela boca e expira (solta o ar) pelo nariz.
 
 
fonte: Revista Pool-life Edição 43
 

 

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