MATÉRIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Edição 51 - Edição Online




A manutenção da piscina na temporada


REABERTA A PISCINA PARA O INÍCIO DA TEMPORADA, CONFORME AS DUAS QUE VIMOS EM “REABRINDO A PISCINA PARA A PRIMAVERA”, ANTES DE LIBERÁ-LA PARA USO DOS BANHISTAS, DEVEMOS INICIAR O PROCESSO DE DESINFECÇÃO COM O CLORO E ADOTARMOS UMA ROTINA DE TRATAMENTO QUE GARANTA, POR TODA A TEMPORADA, A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA, ISTO É, ÁGUA LÍMPIDA, CLARA E TRANSPARENTE, EM PERFEITO EQUILÍBRIO FÍSICO-QUÍMICO E DOTADA O TEMPO TODO DE CAPACIDADE DESINFETANTE PELA PRESENÇA DE RESIDUAL ADEQUADO DE CLORO LIVRE. 
 
 
A desinfecção com cloro 
 
O objetivo da cloração é manter na água um residual de desinfetante para eliminar qualquer micro-organismo que lhe chegue e evitar a sua proliferação. Esse é o grande segredo para se manter a água bem tratada: prevenir a proliferação de bactérias, vírus, algas etc. Isto é conseguido mantendo-se o residual ele cloro livre na faixa de 1 a 3 ppm continuamente, o tempo todo. 
 
A escolha do cloro 
 
Há várias formas de fazer a cloração com produtos Genco. O importante é você avaliar qual delas lhe será mais conveniente, adotá-la e desenvolver sua própria rotina para utilização correta. Não há nenhuma incompatibilidade entre elas, isto é, você pode passar de uma para outra a qualquer momento (mas nunca misture os diferentes produtos entre si). 
 
 
A) A cloração com POOL-TRAT Cloro Granulado Genco
 
POOL-TRAT Cloro Granulado Genco – é hipoclorito de cálcio na forma granular, contendo 65% de cloro ativo, ou seja, 1 kg do produto equivale a 0.65 kg de cloro gás.
 
POOL-TRAT Cloro Granulado Genco pode ser utilizado para cloração de piscinas de qualquer tipo e tamanho, em dosagem manual ou automática por meio da Bomba Dosadora Genco.
 

POOL-TRAT CLORO GRANULADO GENCO

 

Dosagem Manual

 

Dosagem automática com a Bomba Dosadora Genco

 

> Adiciona-se à água, diariamente, de 2 a 5 g ou mais para cada m ou 1.000 litros de água, conforme necessário para manter o residual recomendado de 1 a 3 ppm.

 

> Os grânulos podem ser espalhados diretamente sobre a superfície da água: em piscinas de vinil, fibra ou pintadas, devem ser dissolvidos previamente em recipiente plástico com água da piscina. No dia seguinte, analisa se o residual de cloro com GENKIT Cl/pH e, caso esteja fora ela faixa de 1 a 3 ppm, ajuste a próxima dosagem até que essa faixa seja atingida e mantida.

 

> Nas piscinas coletivas como as de hotéis, condomínios, clube, academias e escolas de natação é recomendável que sua solução seja alimentada diretamente na tubulação de retorno com o uso da Bomba Dosadora Genco. Isso garante a cloração nas horas em que a água mais precisa, isto é, quando há muitos banhistas na piscina, exatamente a hora em que o cloro não pode ser adicionado manualmente.

 

Prepara-se com frequência solução de POOL-TRAT Cloro Granulado Genco e a mesma é injetada automaticamente pela Bomba Dosadora Genco, de forma contínua e precisa, na tubulação de retorno da água à piscina. A regulagem da bomba dosadora pode ser alterada manualmente para injetar mais cloro, ou menos, conforme necessário para manter o residual desejado, o qual deve ser analisado com frequência com GENKIT Cl/pH.

 

 

b) A cloração com GENCLOR Tabletes Cloro Estabilizado Genco·
 
GENCLOR® Tabletes ou tabletes de cloro estabilizado Genco® é 100% tricloro-s-triazina triona, também chamado ácido tricloro-isocianúrico. Contém 90% de cloro ativo, ou seja, 1 kg de GENCLOR® Tablete se equivale a 0.9kg de cloro gás. GENCLOR® Tabletes incorpora em sua composição o estabilizante de cloro STABILCLOR®. Esta é uma vantagem adicional porque sua dissolução repõe na água continuamente· além do cloro – também o residual de STABILCLOR® que é perdido junco com a água que sai da piscina (por retrolavagens do filtro. transbordamentos por chuvas. corpos molhados dos banhistas). Dessa forma, as piscinas que utilizam GENCLOR® Tabletes só precisam fazer a estabilização com STABILCLOR® no início do tratamento ou quando houver troca total de sua água (as demais requerem restabilização a cada início de temporada.
 
GENCLOR Tabletes é prensado em tabletes de 20 g e 200 g para propiciar solubilidade lenta e controlada, de forma a permitir cloração contínua e automática por longos períodos quando utilizados nos Cloradores Flutuantes Genco® ou no Dosador Genco para GENCLOR® Tabletes.
 

CLORAÇÃO AUTOMÁTICA DE GENCLOR"TABLETES

 

com os Cloradores Flutuantes Genco (para piscinas residenciais com até 100 ml)

 

com o Dosador Genco (para piscinas de qualquer tipo e tamanhouma unidade para cada 300 m3)

 

Uma dosagem de tabletes (cm média 1 grama/m3 por dia) é colocada dentro do clorador e este é posto para flutuar na piscina. Perfurações em sua parte submersa permitem a entrada e saída da água para contatar os tabletes de cloro e dissolvê-los: essa água se difunde pela piscina continuamente, mantendo-a clorada. Cada clorador dispõe de sistema próprio de regulagem manual para dissolver mais cloro, ou menos, conforme as análises diárias revelarem necessário. Quando os tabletes terminam, ou de preferência antes. renova-se a sua carga, ajustando-se a quantidade para mais ou para menos, a fim de que o residual ele cloro seja mantido dentro da faixa de 1 a 3 ppm.

 

> Clorador Flutuante Genco® Modelo III – comporta até 1 kg de tabletes para cloração entre 4 e 5 dias com tabletes de 20 g ou entre 7 e 10 dias com tabletes de 200 g, que é o tempo de dissolução dos tabletes (todos ficam submersos).

 

> Clorador Flutuante Genco® Modelo Cisne – comporta até 2 kg de tabletes para cloração por 1 a 10 semanas contínuas, conforme o volume de água da piscina.

 

Parte da carga de tabletes fica acima do nível da água (como reserva); quando a parte inferior, submersa, se dissolve, a superior ocupa seu lugar e dá continuidade à cloração.

 

O Cisne inclina-se quando precisa de recarga.

 

 

Instalado na tubulação de retorno da água à piscina, na casa de máquinas, longe dos banhistas. O dosador é carregado com os tabletes e a água em seu interior é nivelada para submergir, e dissolver, pane ou a totalidade da carga. Uma válvula de regulagem controla a renovação da água junto aos tabletes, a qual é conduzida e clorada, para a piscina. À medida que os tabletes submersos se desgastam, os tabletes de cima automaticamente descem para ocupar seu lugar, mantendo constante a, nassa de tabletes cm dissolução. Isso propicia manutenção, na piscina, de cloração automática, contínua, uniforme e prolongada, no nível desejado.

 

 

 

 

C) A cloração com Genclor de Cloro Genco®
 
O Gerador de Cloro Genco dispensa a compra, o manuseio, a armazenagem e o transporte de cloro.
 
É um sistema de cloração automática para qualquer tipo de piscina e, com a instalação de múltiplas unidades, pode tratar qualquer volume de água. O Gerador de Cloro Genco® produz seu próprio cloro diretamente na tubulação de retorno da piscina, de forma automática, contínua e segura. A água da piscina, contendo um teor de sal da ordem de 0.3% (a água do mar tem cerca de 3.5% de sal) passa pela célula eletrolítica onde o cloreto (do cloreto de sódio, o sal) é convertido em cloro, conduzido para a piscina e espalhado por toda a água, de forma contínua e uniforme. A regulagem manual permite aumentar ou reduzir a quantidade de cloro produzida conforme a necessidade.
 
 
Qualquer que seja sua escolha, a finalidade será uma só: manter a água desinfetada com residual de cloro livre de 1 a 3 ppm. 
 
Siga atentamente as instruções de uso do cloro selecionado e procure manter esse residual na água o tempo todo. 
 
 
A rotina de manutenção
 
Se você seguiu corretamente as instruções de “A reabertura”, escolheu o cloro Genco® mais adequado ao seu tipo de piscina e estilo de vida. A rotina de manutenção da água seria muito simples e se resumirá em manter os parâmetros já vistos dentro da faixa ideal. Recapitulando:
 
1. Manter a água límpida e transparente
 
– A Filtração – deve funcionar diariamente pelo tempo adequado para que a água permaneça nessa condição. Siga as instruções do fabricante do filtro. 
 
Quando nenhuma instrução a respeito foi encontrada, parta do princípio geral de que no verão, uma piscina residencial deve ter, de preferência, todo o seu volume de água filtrado ao menos uma vez por dia e isso significa 6 a 12 horas de filtração diária: já a piscina de uso coletivo deve ser filtrada por 12 a 24 horas diariamente.
 
– Use GENFLOC® Clarificante e Auxiliar de Filtração Genco® semanalmente para auxiliar o processo de filtração e clarificação da água. Siga as instruções da embalagem, especialmente se resolver reduzir o tempo de filtração diário.
 
– Limpe com frequência os cestos pré-filtro da coadeira e da motobomba para manter a eficiência do sistema hidráulico.
 
– Aspire a piscina – piso e paredes ao menos 2 vezes por semana.
 
 
2. Manter o equilíbrio físico-químico da água
 
– Mantenha o pH sempre na faixa de 7,4 a 7,6. Analise-o diariamente com GENKIT® Cl/pH e corrija com pH-MENOS sempre que acima de 7,8 ou com pH-MAIS quando abaixo de 7,2. 
 
– Mantenha a alcalinidade total na faixa adequada para o tipo de cloro que está utilizando:
 

Produto usado na cloração de manutenção

 

Alcalinidade total recomendada

POOL-TRAT® Cloro Granulado Genco

 

80 a 100 ppm

Gerador de Cloro Genco®

 

80 a 100 ppm

GENCLOR Tabletes®

 

100 a 120 ppm

 
 
– Mantenha a dureza cálcica entre 200 ppm e 400 ppm. Analise-a mensalmente com GENKIT® DC e utilize GENCÁLCIO® para aumenta sempre que abaixo de 150 ppm ou substitua parte da água quando acima de 400 ppm.
 
 
3 Manter a desinfecção da água e sua eficiência
 
– Manter residual de cloro sempre na faixa de 1 a 3 ppm.
 
– Fazer a oxidação de choque frequente com OXIGENCO® Oxidante Granulado Genco ou POOL-TRAT Cloro Granulado Genco® para eliminar os contaminantes orgânicos, especialmente as cloraminas (veja a matéria “Supercloração ou Oxidação de Choque” na p. 20).

COMPARTILHE: