Revista Pool-life | Edição 68


COM A CHEGADA DO VERÃO, A PROCURA PELO BRONZEADOR PERFEITO AUMENTA, ASSIM COMO OS RISCOS QUE A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL PODE OCASIONAR. COM A GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS PARA BRONZEAMENTO/PROTEÇÕES DISPONÍVEIS, É COMUM A DÚVIDA NA ESCOLHA DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR IDEAL. CONHEÇA AS DIFERENÇAS E APROVEITE O MELHOR DO SOL.
 
 
A exposição ao sol em excesso pode provocar envelhecimento precoce da pele e aumentar o risco de câncer na mesma. Para evitar que esses males sejam potencializados, é preciso saber se proteger adequadamente. Daí a necessidade de uso de uma foto protetor selecionado de acordo com o tipo de pele e o tempo de exposição aos raios ultravioletas; mas antes, é importante entender como os raios solares afetam a pele.
 
RAIOS UV
 
A luz solar é composta por componentes que, embora invisíveis a olho nu, penetram nas camadas da pele, provocando queimaduras e danos mais sérios que só se manifestam no decorrer dos anos. A queimadura solar é uma resposta inflamatória da pele em função da agressão sofrida pela exposição aos raios ultravioletas (UV), os quais se classificam em:
 
UVA – os raios penetram na pele, atingindo as camadas mais profundas da mesma, chegando à derme. São os principais responsáveis pelo bronzeamento duradouro, pelo processo de envelhecimento precoce e pelo aparecimento de alguns tipos de câncer de pele.
 
UVB – penetram na pele atingindo as camadas intermediárias desta, chegando à epiderme. São os principais responsáveis pelas queimaduras solares e pelo câncer de pele. São filtrados apenas parcialmente pela camada de ozônio, por isso atingem a superfície da terra, sendo mais intensos entre as dez horas da manhã e quatro horas da tarde.
 
Os raios UVA estão mais associados ao processo de envelhecimento precoce, enquanto que os raios UVB estão mais associados à queimadura solar e ao câncer de pele.
 

FPS 2 ao 6

 

Moderador Solar

 

Proteção mínima, visa bronzeamento.

 

FPS 8 ao 15

 

Protetor Solar

 

Previne queimaduras e fotoenvelhecimento
permitindo algum bronzeado

 

FPS acima 15

 

Bloqueador Solar

 

Proteção máxima, bloqueando a  passagem dos raios solares.

 

 
FOTOTIPO DE PELE
 
Cada tipo de pele possui diferentes características, bem como diferentes fotótipos, ou seja, grau ele sensibilidade à radiação ultravioleta solar. Reconhecer essas características são o primeiro passo rumo à proteção ideal.
 
Classificação — Tipo de pele
 
Tipo I – Pele muito clara, olhos azuis ou claros, cabelos muito claros ou vermelhos. A pele nunca bronzeia e sempre queima facilmente.
 
Tipo II – Pele clara, olhos acastanhados, cabelos acastanhados ou ligeiramente claros. A pele bronzeia com dificuldade e queima facilmente.
 
Tipo III – Pele clara, olhos castanhos escuros ou pretos, cabelos castanhos escuros. A pele bronzeia gradual e uniformemente e queima pouco.
 
Tipo IV – Pele morena, olhos pretos e cabelos castanhos escuros. Pele bronzeia facilmente e queima pouco.
 
Tipo V – Pele muito morena, olhos escuros e cabelos negros. Pele bronzeia facilmente e queima muito pouco.
 
Tipo VI – Pele negra. Pele sempre bronzeia e nunca se queima.
 
A ESCOLHA DO FPS
 
A função de uma foto protetor é absorver a radiação ultravioleta e neutralizá-la, impedindo ou minimizando queimaduras, pigmentações, danos a proteínas e ao DNA. Existem vários tipos de apresentações de protetores e bloqueadores solares no mercado, que podem ser escolhidos conforme sua preferência – cremes, loções, spray, óleos — os quais, oferecem valores de FPS que variam de 8 a 50. Esses produtos são divididos em três categorias (vide tabela acima).
 
FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida quantitativa usada para identificar o grau de proteção conferido por uma foto protetor.
 
Uma pele que utilize produto com FPS 2 pode permanecer exposta ao sol 2 vezes mais tempo do que quando está sem nenhuma proteção para obter o mesmo efeito. Uma pessoa com pele clara que se queima rapidamente sob o sol em 10 minutos, com um FPS 3 para se queimar igualmente teria de se expor à mesma radiação por 30 minutos. Assim, para escolher um determinado protetor solar, é preciso conhecer o tipo de pele e como esta reage ao sol (queimaduras), e também o tempo de exposição ao sol. Confira na tabela abaixo qual o FPS ideal às suas necessidades e atente para estas valiosas dicas:
 
 – Os protetores solares são mais necessários entre 10H00 e 16H00 (horário de verão). O ideal é que o protetor solar seja aplicado 30 minutos antes da exposição solar, com a pele seca e antes de vestir-se para que ela absorva o produto e esteja preparada para proteger você.
 
 – O uso de roupas não necessariamente fornece proteção física adequada contra o sol. Moiras pessoas acreditam que o uso de um chapéu confere proteção, mas não apenas o raio UV refletido de baixo atinge o rosto, como também muitos chapéus permitem a penetração direta de uma quantidade significativa de UV no couro cabeludo, e em alguns casos, no nariz e nas orelhas. Dependendo da espessura, trama do tecido e outras características, certos artigos do vestuário, coma camisetas, podem não oferecer proteção adequada. O uso de protetor sob chapéu e roupas é indicado durante a exposição prolongada ao sol. A sombra do guarda-sol também não garante proteção, pois o sol refletido no chão ou na areia, volta a refletir no seu rosto com metade da radiação UV. E até mesmo em dias nublados, é necessário o uso do protetor solar.
 
 – Os protetores solares devem ser aplicados generosa e uniformemente para se obter um filme com espessura que propicie o FPS declarado. Um adulto necessita de 30 g de um produto para aplicação no corpo todo. Para o rosto, orelhas, pescoço, costas das mãos são necessários apenas 2 a 3 gramas. Os protetores solares devem ser reaplicados após a natação, transpiração excessiva ou após enxugar-se com toalha. Com base nesta quantidade ele aplicação, pode-se imaginar que uma família de quatro pessoas gasta uma embalagem completa (112 g) em um Mico dia.
 
 
 – Um bronzeado duradouro e seguro só pode ser alcançado gradativamente. Exponha-se ao sol de forma progressiva, preferindo os horários de 8 às 10 pela manhã e a partir das 16 horas, na parte da tarde. Comece com uma hora diária e aumente gradualmente.
 
 
Colaboração: Coppertone 
0800 117788 
 

Tempo de Exposição ao sol

  Pele   Negra

  Pele    Morena

Pele   Morena Clara

 Pele   Normal

 Pele  Sensível

Pele Muito Sensível

FPS

FPS

FPS

FPS

FPS

FPS

de 1 hora

2

4

8

8

15

15

De 1 a 2 horas

4

8

8

15

15

15

De 2 a 3 horas

8

8

15

30

30

30

De 3 a 4 horas

8

15

15

30

30

30

De 4 a 5 horas

15

15

30

30

30

30

+ de 6 horas

15

30

30

30

30

30

Queimaduras

Bronzeia sempre e nunca se queima

Bronzeia fácil e raramente se queima

Bronzeia bem e algumas vezes se queima

Bronzeia e pode queimar no início

Bronzeia lentamente e queima facilmente

Bronzeia com dificuldade e sempre se queima

 


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br