Revista Pool-life | Edição 68


DIAS ABAFADOS, CHUVAS NOS FINS DE TARDE E FRENTES FRIAS ESPORÁDICAS, COM POSSIBILIDADES DE TEMPERATURAS ACIMA DA MEDIA, SÃO AS PREVISÕES DA METEOROLOGIA PARA ESTE VERÃO. APROVEITE AS BOAS EXPECTATIVAS E COMECE A CUIDAR DA PISCINA. DIVERSÃO NÃO VAI FALTAR!
 
 
Com a chegada do verão, não há quem resista ao convite de dar umas boas braçadas na piscina. A tentação, no entanto, deve ser realizada com cautela. Nesta época do ano, é preciso dobrar os cuidados com os tratamentos físico e químico da água. Além da maior frequência de uso, é durante o verão que acontece a maior incidência de chuvas no país, os dois principais poluentes da água. Se você espera sempre o sol aparecer para cuidar da piscina, atenção! Esta não é a melhor maneira de cuidar do lazer e da saúde de sua família. Mesmo com o clima instável, a manutenção deve ser constante; assim quando o sol aparecer, a piscina estará pronta para uso.
 
O verão 2005 promete temperaturas acima da média em todo o país. “Ao contrário da primavera, que registra recordes frequentes de temperatura em função das muitas horas de sol e da pouca nebulosidade, no verão é notável a presença de muitas nuvens e chuvas. Durante esta época do ano, as estações meteorológicas costumam registrar temperaturas de até 36°C. Nada que não possa ser superado • neste ano”, diz Josélia Pegorim, meteorologista da empresa Climatempo.
 
Ter poucos recordes não indica que o sol não brilhará nos meses de dezembro a fevereiro. Josélia prevê dias abafados, com muita umidade e calor.
 
Outra característica esperada para a estação será a chegada frequente de massas polares, que tornarão o padrão de chuvas variado. “As chuvas de forte intensidade, comuns nesta época do ano, também estarão presentes”, comenta a meteorologista.
 
Josélia acrescenta: “O sol incidirá mais fortemente sobre o litoral leste do nordeste e ao longo da região sudeste poderão se concentrar massas de frentes frias. Nada diferente do que estamos acostumados”, completa ela.
 
Conhecidas as previsões para a próxima estação, o mais prudente é manter a água da piscina limpa, balanceada e saudável, com aquele brilho característico, a fim de garantir a saúde e o bem-estar dos banhistas. Para isso recomendamos, a seguir, um programa de tratamento para este verão.
 
 

 

TIPO DE CLORO

 

 

Teor cloro ativo

 

 

Alcalinidade total recomendada

 

 

Residual de cloro livre na água

 

 

Dosagem

 

 

Frequência

 

GENCLOR Granulado Cloro Estabilizado GENCO®

 

60%

 

100 a 120 ppm

 

2 a 4 ppm

 

2 a 3 g/m3

 

A cada dois dias

 

POOL-TRAT Cloro Granulado GENCO®

 

65%

 

80 a 100 ppm

 

/

 

4 a 6 g/m3

 

Diariamente

 

 

TABLETES – Cloração contínua automática

 

 

T-20 GENCLOR Tablete Cloro Estabilizado GENCO®

 

90%

100 a 120 ppm

/

40 g/10 m3

3 a 4 dias

T-200 GENCLOR Tablete Cloro Estabilizado GENCO®

 

90%

100 a 120 ppm

/

200 g/30 m3

7 dias

 
 
TRATAMENTO DA PISCINA NO VERÃO
 
PRIMEIRO PASSO
A ESCOLHA DO CLORO
 
Somente a desinfecção com cloro pode garantir água saudável e sem risco para os banhistas. Como o cloro é apresentado sob diversas formas e cada uma delas tem suas características típicas de estilização, o primeiro passo é selecionar o tipo de cloro para realizar a desinfecção. A linha GENCO® dispõe de vários tipos de cloro, sob diversas formas de apresentação, todos com alta concentração de cloro ativo, e certamente um deles atenderá suas necessidades. Identifique o mais adequado ao seu perfil e conveniência.
 
 
SEGUNDO PASSO
INÍCIO DO TRATAMENTO
 
1 Certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, inclusive motobomba, filtros, coadeiras e aquecedores, e não permita que a pressão do filtro ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante.
 
2 Utilizando o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO® "3 em 1" ou a FITA TESTE "3 em 1" GENCO®, analise a alcalinidade total e o pH.
 
A) Se a alcalinidade total estiver fora da faixa recomendada para o tipo de cloro escolhido, utilize pH CERTO GENCO® para aumentá-la; se acima da faixa, use pH-MENOS GENCO Granulado® para baixá-la. Siga as instruções das embalagens.
 
B) pH abaixo de 7,2 deve ser corrigido com pH+MAIS GENCO® e superiores a 7,8, com pH-MENOS GENCO Granulado®, sempre conforme instruções da embalagem.
Analise a Dureza Cálcica com o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO DC: e ajuste-a, se fora da faixa ideal (200 a 400 ppm). Cada 15 g de GENCÁLCIO GENCO® aumenta a dureza cálcica em 10 ppm.
Retro lave o filtro. Acione a filtração.
Faça a oxidação de choque com “SUPER”- TRATAMENTO SEMANAL GENCO®.
 
Se a piscina estiver exposta ao sol, analise o residual de estabilizante de cloro STABILCLOR GENCO® e ajuste seu nível para 50 ppm, se necessário.
Inicie a desinfecção com a aplicação / do cloro escolhido, conforme suas instruções de uso e com a frequência necessária para manter sempre presente na água o residual de 2 a 4 ppm de cloro livre.
 
TERCEIRO PASSO
MANUTENÇÃO
 
DIARIAMENTE
 
1 Analise o pH e o residual de cloro com o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO" 3 em 1"® ou com a FITA TESTE ‘3 em 1’ GENCO® e ajuste-os se fora da faixa recomendada.
 
2 Acione a filtração por 6 a 12 horas, ou conforme instruções do fabricante do filtro.
 
3 Aspire sempre que houver sujeira depositada do fundo da piscina.
 
SEMANALMENTE
 
1 Analise a alcalinidade total e ajuste-a se fora da faixa recomendada;
 
2 Faça a oxidação de choque com “SUPER” TRATAMENTO SEMANAL
GENCO® para eliminar cloraminas e outros materiais orgânicos que se acumularam no período.
 
MENSALMENTE 
 
1 Analise a dureza cálcica e, se não estiver utilizando um cloro estabilizado, também o residual de ESTABILIZANTE DE CLORO GENCO® (para esta análise use o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO STB®). Ajuste os residuais se fora dos limites recomendados.
 
QUANDO NECESSÁRIO
 
1 Aspire o fundo e as paredes da piscina sempre que houver sujeira depositada.
 
2 Aplique a oxidação de choque com SUPER TRATAMENTO SEMANAL GENCO® quando a água apresentar-se turva e sem brilho, após chuvas intensas ou alta carga de banhistas, ou quando a água apresentar “cheiro forte de cloro”.
Uma piscina tratada segundo estas instruções se manterá limpa e saudável durante toda a temporada para proporcionar muita alegria e saúde para seus usuários.
Votos de um ótimo verão para todos.
 
*Antes de usar, leia com atenção as instruções da embalagem.
"1 Estas informações devem servir como sugestão de tratamento para piscinas residenciais.
 
Se tiver dúvidas ou se precisar de mais informações, entre em contato com o nosso serviço de atendimen­to ao consumidor.
 
Colaboração – CLIMATEMPO - (11) 3399-2677 www.climatempo.com.br

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br