Revista Pool-life | Edição 71


Com o verão e o aumento da temperatura, a utilização da piscina se torna mais frequente. Veja como mantê-la linda e saudável por intermédio de técnicas simples com produtos acessíveis e de alta qualidade. 
 
TRATAMENTO DA PISCINA NO VERÃO PRIMEIRO PASSO: ESCOLHA DO CLORO 
 
Somente a desinfecção com cloro pode garantir água saudável e sem risco para os banhistas. Como o cloro é apresentado sob diversas formas e cada uma delas tem suas características químicas e físicas com diferentes métodos de utilização, o primeiro passo é selecionar o tipo de cloro para realizar a desinfecção. A linha GENCO® dispõe de vários tipos de cloro, sob diversas formas de apresentação, todos com alta concentração de cloro ativo. Certamente um deles atenderá às suas necessidades. Para identificar o mais adequado a seu perfil e sua conveniência, veja o artigo “Tipos de Cloro – Escolha e Aplique Corretamente” no site www.genco.com.br, na seção “Saiba Mais”. 
 
Tipo de Cloro Teor de cloro ativo Alcalinidade total recomendada Residual de cloro livre na água
Dosagem g/m
a aplicar 
Frequência de aplicação
Granulados     2 a 4 ppm (partes por milhão)    
GENCLOR Granulado Cloro Estabilizado GENCO 60% 100 a 120 ppm    2 a 3 g/m3 A cada 2 dias
GENCO L.E. Cloco Gronulado Múltiplo Açõo “3 em 1” 40,8% 100 a 120 ppm    3 a 4 g/m3 A cada 2 dias
POOL-TRAT Cloro Granulado GENCO  65% 80 a 100 ppm   4 a 6 g/m3 Diariamente
TABLETES – Cloração contínua automática     2 a 4 ppm (partes por milhão)    
GENCLOR Tablete Cloro Estabilizado GENCO T-200 90% 100 a 120 ppm   200 g / 30 m3 A cada 7 dias
GENCLOR Tablete Cloro Estabilizado GENCO T-20 90% 100 a 120 ppm   60 g /  10 m3 A cada 4 dias
GENCO Tablete Múltipla Ação “3 em 1” T-200 85% 100 a 120 ppm   200 g / 30 m3 A cada 7 dias

 

SEGUNDO PASSO: INÍCIO DO TRATAMENTO 
 
1- Certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, inclusive motobomba, filtros, coadeiras e aquecedores, e não permita que a pressão do filtro ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante. 
 
2- Utilizando o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO "3em 1" ou a FITA TESTE GENCO "3em 1", analise a alcalinidade total e o pH
2a- Se a alcalinidade total estiver fora da faixa recomendada para o tipo de cloro escolhido, utilize pH CERTO Alcalinizante GENCO para aumentá-la; se acima da faixa, use pH-MENOS Ácido Granulado GENCO para baixá-la. Siga as instruções das embalagens. 
2b- pH abaixo de 7,2 deve ser corrigido com pH+ MAIS Base GENCO e superiores a 7,8, com pH- MENOS Ácido Granulado GENCO, sempre conforme instruções da embalagem. 
3- Analise a dureza cálcica com o ESTOJO DE ANALISES GENCO DC e ajuste-o se esta estiver fora da faixa ideal (200 a 400 ppm). Para aumentar a dureza cálcica utilize GENCÁLCIO Dureza Cálcica GENCO (cada 15 g do produto por metro cúbico de água aumenta a dureza cálcica em 10 ppm).
 
4- Retrolave o filtro. Acione a filtração. 
 
5- Faça a oxidação de choque com TRATAMENTO SEMANAL GENCO. 
 
6- Se a piscina estiver exposto ao sol, analise o residual de STABILCLOR Estabilizante de Cloro GENCO e complete seu nível para 50 ppm. 
 
7- Inicie a desinfecção com a aplicação do cloro escolhido, seguindo suas instruções de uso e a frequência necessária para manter sempre presente na água o residual de 2 a 4 ppm de cloro livre. 
 
TERCEIRO PASSO: MANUTENCÃO 
 
DIARIAMENTE 
 
1- Analise o pH e o residual de cloro com o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO “3em 1” ou com a FITA TESTE “3em 1” GENCO e ajuste-os se fora da faixa recomendada. 
 
2- Acione a filtração por 6 a 12 horas, ou conforme instruções do fabricante do filtro. 
 
3- Aspire sempre que houver sujeira depositada no fundo da piscina. 
 
SEMANALMENTE 
 
1- Analise a alcalinidade total e ajuste-a se fora da faixa recomendada. 
 
2- Faça a oxidação de choque com TRATAMENTO SEMANAL GENCO para eliminar cloraminas e outros materiais orgânicos que se acumularam no período. 
 
MENSALMENTE 
 
Analise a dureza cálcica e, se não estiver utilizando um cloro estabilizado, também o residual de STABILCOR Estabilizante de Cloro GENCO (para esta análise use o ESTOJO DE ANÁLISES GENCO STB). Ajuste os residuais se estes estiverem fora dos limites recomendados. 
 
QUANDO NECESSÁRIO 
 
1- Aspire o fundo e as paredes da piscina sempre que houver sujeira depositada. 
 
2- Aplique a oxidação de choque com TRATAMENTO SEMANAL GENCO quando a água apresentar-se turva e sem brilho, após chuvas intensas ou alta carga de banhistas, ou quando a água apresentar “cheiro forte de cloro”. 
Uma piscina tratada segundo essas instruções se manterá limpa e saudável durante toda a temporada para proporcionar muita alegria e saúde para seus usuários. 
Tenham todos uma ótima temporada. 
Antes de usar qualquer produto GENCO®, leia com atenção as instruções da embalagem. Essas informações devem servir como sugestão de trotamento para piscinas residenciais. Se tiver dúvidas ou se precisar de mais informações, entre em contato com nosso serviço de atendimento ao consumidor. 

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br