BLOG Pool-life | 11/4/2019


Ciclismo Aquático: Diversão na bike dentro da piscina
 
Atividade criada no inicio dos anos 2000, o ciclismo aquático vem ganhando cada vez mais adeptos tanto no Brasil, como no exterior. 
 
Nos úlimos anos a atividade tem se mostrado como uma das melhores , mais saudéveis e eficientres alternativas de movimentação, além de não ser poluente. Seus praticantes faem parte de uma aula dinâmica e diversificada, tendo como principal objetivo melhorar a sua condição física.
 
A estratégia dos professores é voltada para diferentes grupos e níveis de treinamento, e tem um formato adequado e adapto para diferentes perfis de alunos, de uma maneira que segue os padrões do exercício aquático, ou seja, explorando e respeitando o meio liquido.
 
A  bicicleta aquatica permite que ela seja posicionada de vários modos,ultilizando sempre a água da piscina como uma maneira de intensificar o trabalho ou mesmo sustentear o peso corporal, que seja praticada por pessoas em processo de reabilitação, obesos, atletas, pessoas condicionadas ou não condicionadas, entre outros.
 
"Esse programa de fitnees aquático, desponta como mais uma opção de treinamento cardiorespiratório aplicável a todas asfaixas etárias e a diferentes níveis de condicionamento",  explica Roxana Brasil, personal trainer, e colaboradora técnica da Hidrobike.
 
Além disso, segundo ela, pode ser indicada em reabilitação músculo-esquelética ou até para a reabilitação cardiaca.
 
"Para tanto, é necessário respeitar a individualidade biológica dos seus seguidores, estabelecer bases seguras para o contole de intensidade de treino e, ainda, levar em consideração o aspecto motivacional, afinal nos dias de hoje são inúmeroas as possibilidades de exercício aquaticos", diz ela.
 
A recomendação é que a temperatura da piscina esteja entre 28 e 30 graus, para que haja uma troca de calor saudável durante a prática do esporte.
 
Tanto faz se a piscina é cobetra ou descoberta. Sobre o nivél da água ideal, a professora, explica. 
 
"A profindidade ideal de água é medida com o aluno sentado no banco da icicleta, dentro da piscina. A altura da água deve estar entre a cintura, no minimo e, no maximo, na linha do peitoral", diz. Roxana trabalha com a empresa Hidrobike, uma das pioneiras do gênero no Brasil. "Vale resaltar que essas bicicletas são fabricadas para pedalar somente dentro da piscina e não fora da mesma, afinal a resistência é provocada pelo fluxo turbulento e não pela resistencia do ar", compara.
 
A única contra indicação é que não é aconselhavel para gestantes, salvo a história pregressa da mesma prática de ciclismo.
 
O ideal é que a supervisão, ou prescrição seja feita por profissionais de educação fisica. Como qualquer atividadeesportiva, deve ser realizada, no mínimo duas vezes por semana, para iniciantes e, logo quue possível, três vezes, semanalmente.
 
Origem:
 
Há certa divergênci sobre qual país foi o primeiro a adaptar a bicicleta para a piscina. Porém, o que se sabe é que, no inico dos anos 2000, especialistas italianos do segento adaptaram o equipamento estacionário ao meio líquido, revolucionario a industria do fitness aquático, além de ampliar as combinações nas piscinas, seja no âmbito inividual ou coletivo.
 
"Atualmente, já são mais de 20 modelos diferentes de bicicletas aquáticas no mundo. no Brasil, a Hidrobike foi pioneira em fabricar as bicicletas aquáticas", revela Roxana, complementando.
 
"O ciclismo aquático é uma atividade de promissora, em função de fatores tais como: possibilidade de um progama de alta intensidade, com menos sensação de esforço, auxílio no equilibrio da composição corporal, além de proporcionar m ambiente descontraído e de menor impacto das articulações.
 
Cada aula tem certca de 45 a 50 minutos de duração e, segundo os especialistas da área, queima entre 400 e 600 calorias. Seus benefícios para a saúde podem ser comparados com as atividades de skate, caiaque, corrida e prática de aeróbica.     
 
 
 
Benefícios:
 
 
  • Grande variedade de movimentos
  • Atividade com grande apelo entre aquelas que não estão no seu melhor vigor físico, pois trata-se de um exercício divertido
  • Forte trabalho cardiorespiratório
  • Enrijecimento dos membros inferiores
  • Regeneração muscular de atletas profissionais
  • Recupera e previne problemas musculares e ósseos 
  • Auxilia no alongamento muscular e na regeneração física
  • Enrijece os membros inferiores 
  • Tem baixissimo impacto para as articulações 
  • Auxilia no alongamento muscular 
  • Atividade que emagrece 
  • Estabilidade da água reduz ou elimina trepidação 
  • Ótima atividade para problemas na base da coluna 
  • Fortifica e tonifica os músculos das coxas, braços e peito
 
 
 
 
 
fonte: Revista Anapp Nº 134

 


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