30/10/2019 Saúde & Bem-estar


CABELOS PROTEGIDOS DA RAIZ ÀS EXTREMIDADES 

 
Com a proximidade do verão arma-se um complô contra cabelos desprotegidos e são muitos os fatores que participam da conspiração: a ação dos raios solares, o vento e dos mergulhos na água do mar e da piscina danificam profundamente as fibras capilares. Portanto é tempo de redobrar os cuidados com as madeixas para aproveitar ao máximo a temporada e garantir só lembranças boas. Para manter os fios fortes e sedosos, a ordem é fortalecê-los antes, protegê-los durante e tratá-los depois das férias.
 
O uso de bonés e chapéus é altamente recomendado para evitar os danos causados pela luz do sol, que deixa os fios mais frágeis, sem brilho, quebradiços e com pontas duplas. Para quem prefere dispensar esse tipo de acessório, recomenda-se o uso de produtos capilares sem enxágue, com filtro solar e, de preferência, contendo nutrientes como manteiga de karité e ou ceramidas em sua composição, os quais protegem, revitalizam e evitam o envelhecimento dos fios. 
 
Produtos a base de silicone protegem o cabelo – formando um filme impermeabilizante em volta dos fios – contra os produtos químicos da água da piscina e o sal da água do mar; e são indicados também para proteção de suas extremidades. 
 
Proteja os cabelos com filtro solar, mas lembre-se que o produto deve ser específico para o cabelo e de preferência na forma de spray que pode ser aplicados tanto nos fios ressecados como nos oleosos sem deixar o cabelo com o aspecto pesado. O filtro solar tendem a proteger o fio e o couro cabeludo ao mesmo tempo. 
 
Já o sal da água do mar danifica os fios porque abre as cutículas do cabelo, deixando-os mais porosos, ásperos e ressecados. Portanto, o ideal nesses casos é enxaguá-los com água do chuveiro ou até mesmo com água mineral sempre que sair do mar. 
 
Evite prender os cabelos molhados; eles tendem a ficar mais propícios à quebra; isso também aumenta a produção de seborreia. 
 
Lembre-se sempre que cabelos tingidos ou com mechas estão mais sujeitos a estragos, portanto a atenção nesses casos deve ser redobrada e alguns cuidados específicos devem ser tomados, como o uso de xampus e condicionadores destinados a cabelos coloridos. Isso porque os raios ultravioletas penetram no fio, oxidam os pigmentos e alteram a cor e a textura dos cabelos. E quando se expuser ao sol, é essencial o uso de um condicionador sem enxágue (leave-in) que contenha filtro solar. 
 
Lavar os cabelos após exposiçao ao sol, à àgua do mar e da piscina deve sempre ser feito com água fresca, ou no máximo morna, pois a água quente desidrata os fios e danifica as proteínas capilares. Depois de lavados, o ideal é hidratá-los com máscaras capilares, de preferência as formulações que contenham óleos vegetais e babosa para que os cabelos fiquem bonitos ao longo de todo o verão. Abuse dos produtos específicos para a estação, a qual muitas empresas aproveitam para lançar produtos novos.
 
Depois de todas essas dicas, pegue sua necessaire munida de todos os produtos ideais para proteger-se da cabeça aos pés e desfrute seu verão.
 
 
 
fonte: Revista Pool-life Edição 78

 

 


COMPARTILHE: