BLOG Pool-life | 5/6/2019


Bananas: Bom para evitar cãibras?
 
 
Pergunte para qualquer brasileiro: o que é bom para evitar cãibras? Comer banana. Essa é a resposta mais freqüente e imediata. Mas, diferente do que se pensa, não é só com banana que se pode combater aquelas dores insuportáveis que duram segundos, mas que parecem se estender por minutos.
 
Aliás, a banana nem é tão boa assim para as cãibras, especificamente. Isso porque não é a falta de potássio a principal razão para o problema. “Na verdade a perda de sódio, cálcio e magnésio são mais importantes, o que pode ocorrer em situações de esforço físico e gravidez, entre outras”, explica o neurologista Marcelo Annes.
 
Mas isso não significa que se deva abandonar o consumo de banana, já que ela é uma rica fonte de carboidrato, que fornece energia aos músculos e contribui para potencializar um outro santo remédio: a atividade física. “O exercício é fundamental para um bom condicionamento da musculatura. Músculos bem condicionados tendem a apresentar uma maior proteção contra lesões e câimbras”, acrescenta Annes.
 
Atividade física - Até porque a atividade física propicia condicionamento cardiovascular e alongamento muscular. A ausência disso é outra causa do problema, de acordo com a fisioterapeuta Marina Nicola.
 
Mas, é preciso seguir algumas recomendações, para que o “remédio” não tenha o efeito contrário. “Antes de realizar exercício deve-se aquecer a musculatura e alongar. Durante o exercício, é preciso controlar o volume e a intensidade de treino. Depois, alongamento, hidratação e alimentação adequada”, ensina Nicola. Os isotônicos são ótimas pedidas para hidratar e repor sais minerais.
 
Porém, não é possível evitá-las totalmente, até porque sentir uma ou outra cãibra é até normal, durante a atividade física ou o repouso. O sinal de alerta deve ser acendido quando ocorrem freqüentemente e se estiverem associadas a outros fatores, como: “deficit de força, intolerância ao exercício ou ao uso de medicamentos ou doenças”, explica Annes. Neste caso, é preciso procurar um médico.
 
O que fazer quando elas ocorrerem? “É indicado alongamento (sempre no sentido contrário à cãibra) e massagens na área”, responde Nicola.
 
 

 


COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br