21/11/2019 Dicas de tratamento


ÁGUA BALANCEADA
Água balanceada é aquela que não produz irritação nos olhos e mucosas dos banhistas, não corrói equipamentos, cimento ou argamassa, não deposita incrustações e assegura a eficácia na ação dos produtos químicos. Obtém-se água balanceada mantendo o pH, a alcalinidade total, cloro livre e a dureza cálcica dentro da faixa ideal. 
 
 
Conheça os principais fundamentais para uma água balanceada.
 
Água balanceada é aquela que não produz irritação nos olhos e mucosas dos banhistas, não corrói equipamentos, cimento ou argamassa, não deposita incrustações e assegura a eficácia na ação dos produtos químicos. Obtém-se água balanceada mantendo o pH, a alcalinidade total, cloro livre e a dureza cálcica dentro da faixa ideal. Os ESTOJOS DE ANÁLISES GENCO® são instrumentos imprescindíveis, pois é a partir dos resultados de suas análises que serão decididos os produtos a utilizar e suas respectivas dosagens. Eles permitem analisar, de forma simples, fácil e econômica, os parâmetros fundamentais para uma água balanceada. São eles: 
 
pH -  Indica de forma simples e objetiva se a água está ácida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH superior a 7). O pH da água de piscinas deve ser mantido sempre dentro da faixa ideal para garantir eficácia à desinfecção do cloro, conforto dos banhistas e proteção dos equipamentos metálicos.
Faixa ideal: 7,4 a 7,6 - análise diária. 
 
Alcalinidade Total (AT) - Confere estabilidade ao pH e facilita seu controle. É extremamente importante que a AT em águas de piscinas seja mantida na faixa ideal, sendo que essa faixa depende do cloro utilizado.
Faixa ideal: 80 a 100 ppm quando há uso de POOL-TRAT® / 100 a 120 ppm quando há uso de GENCO® L.E., GENCLOR® Granulado ou Tabletes - análise semanal. 
 
Dureza Cálcica (DC) - É a concentração de sais de cálcio dissolvidos. Se estiver fora da faixa ideal e o pH e AT estiverem desajustados pode causar turbidez da água, incrustações nas superfícies, corrosão e diminuição da eficiência do cloro. 
Faixa ideal: 200 a 400 ppm - análise mensal. 
 
 
 


COMPARTILHE: